Topo

Cobiçado por europeus, lateral pode se despedir do Atlético-MG no domingo

Douglas Santos está perto de completar 100 jogos pelo Atlético-MG - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Douglas Santos está perto de completar 100 jogos pelo Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

07/07/2016 06h00

Neste domingo, às 11h, o Atlético-MG vai entrar em campo contra o Flamengo, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcado para o Estádio Nacional, em Brasília, vai ser a partida de número 99 do lateral esquerdo Douglas Santos pelo clube mineiro. E pode ser também a última pela equipe.

Douglas Santos vai ser desfalque certo por pelo menos cinco rodadas, já que está convocado para defender a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos. Como a apresentação está marcada para o dia 18 de julho, data de Atlético x Coritiba, o lateral já está fora do duelo com a equipe paranaense. Além disso, o camisa 6 também perde os jogos contra Palmeiras, Santa Cruz, São Paulo e Chapecoense.

Lista que pode aumentar de acordo com o desempenho da seleção em campo. Caso o Brasil avance até a disputa por medalhas, Douglas Santos também vai perder os confrontos diante do Santos e do Atlético-PR.

O retorno ao Atlético, portanto, seria para o duelo com o Grêmio, pela 22ª rodada, em Porto Alegre, na segunda quinzena de agosto. No entanto, Douglas Santos pode nem retornar à Cidade do Galo. Com enorme potencial técnico e diversas convocações recentes, inclusive para a seleção principal, para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo e disputa da Copa América Centenário, Douglas Santos é cobiçado por clubes europeus.

“Isso eu deixo sempre nas mãos de Deus, que ele venha guiar meus passos e minha carreira. No momento, estou pensando apenas no Atlético-MG. Mas creio que vai ser uma visão (disputar a Olimpíada) muito boa para minha carreira e para o meu futuro”, comentou o lateral do Atlético, que desconversou sobre propostas.

Arsenal, Barcelona e Valencia foram alguns dos clubes que já demonstraram interesse no futebol do jogador atleticano. Algo que fez a diretoria se movimentar e fazer a reposição antes mesmo de negociar o seu titular. Por isso o Atlético fechou com Fábio Santos. O lateral de 30 anos, que estava no Cruz Azul, do México, chegou ao Atlético já para suprir uma eventual negociação de Douglas Santos.

Sobre um retorno ao futebol europeu, Douglas Santos que já atuou pela Udinese, prefere manter a cautela e não cria expectativas. “Tenho que encarar da mesma maneira venho encarando nos últimos quatro anos de profissional. Não posso deixar nada me influenciar para que venha a cair. Sempre mentalizar coisas boas para fazer meu papel”.

Contratado pelo Atlético, por empréstimo, em agosto de 2014, Douglas Santos teve seus direitos econômicos comprados pelo clube no ano passado, por cerca de R$ 10 milhões.