Topo

Efeito 2014 preocupa e Grêmio busca 'sair do trator' para chegar ao topo

Marinho Saldanha

Do uol, em Porto Alegre

09/07/2016 16h00

Uma vitória muito comemorada sobre o rival pode fazer bem ou mal. O Grêmio viveu recentemente estes dois extremos. Em 2014, o time comandado por Felipão quebrou uma série negativa ao bater o Colorado por 4 a 1. Mas em seguida só tropeçou e acabou fora da Libertadores do ano seguinte. Em 2015, o Tricolor fez 5 a 0 no Colorado, e em seguida conseguiu longa sequência positiva. E para repetir isso, a meta é 'sair do trator'. 

O veículo foi motivo de muita zoeira da torcida, jogadores e até dos perfis oficiais do Grêmio sobre o Internacional. Tudo por conta de um áudio do técnico Argel Fucks que acabou vazando antes do clássico. Nele, o comandante vermelho dizia que o Inter iria 'passar o trator' sobre o Grêmio. Com a vitória tricolor por 1 a 0 no último domingo, o jogo virou. 
 
O lateral direito Edílson chamou o Beira-Rio de salão de festas, disse que o trator tinha pifado, que a torcida deveria ficar quietinha. Tão logo o jogo acabou, o perfil oficial gremista no Twitter postou a foto de um trator ao celebrar a vitória. E o meia Douglas, em seguida, publicou um vídeo em seu perfil no Snapchat dizendo que 'iria sair para beber de trator'. Tudo em alusão ao comandante do Internacional. 
 
Durante a semana, inclusive, o Grêmio foi procurado por uma empresa de tratores para firmar patrocínio apenas para o jogo deste domingo. Contudo não houve acordo e a zoeira terá fim. 
 
Contra o Figueirense, a partir das 11h (horário de Brasília), deste domingo, o Tricolor quer 'sair do trator' para colar nos primeiros colocados do Brasileirão. Com 24 pontos, o Grêmio tem um a menos que o vice-líder Corinthians e está quatro atrás do Palmeiras, primeiro colocado. 
 
O exemplo positivo vem do ano passado. Depois de fazer uma goleada história no tradicional oponente, por 5 a 0, na rodada 17 do Brasileiro, o time comandado por Roger Machado embalou e só foi conhecer derrota na rodada 25. Já em 2014, o Grêmio não conseguiu parar de celebrar na hora certa e acabou tropeçando em todas as últimas rodadas depois de bater o Internacional. Ficou, com isso, fora da Libertadores. 
 
Em campo, Roger manterá Jaílson no meio e Everton no ataque. Enquanto o Figueira flerta com a zona de rebaixamento e está apenas um ponto acima da linha de degola. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FIGUEIRENSE
Data e hora: 10/07/2016 (Domingo), às 11h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Thyere, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Jaílson, Giuliano, Douglas e Everton; Luan. 
Técnico: Roger Machado
FIGUEIRENSE: Gatito Fernandez; Ayrton, Werley, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Jackson (Rafael Silva), Jocinei e Bady; Ermel e Rafael Moura
Técnico: Vinícius Eutrópio