Topo

'Faxina' do Santos já faz 5 vítimas e promete mais dispensas neste mês

Santos tenta devolver Paulinho ao Flamengo. Número de saídas pode chegar a 11 - Divulgação/Santos FC
Santos tenta devolver Paulinho ao Flamengo. Número de saídas pode chegar a 11 Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

09/07/2016 06h00

A ‘faxina’ começou nesta semana na Vila Belmiro. O Santos já se livrou de cinco atletas e espera dispensar ou negociar mais quatro, no mínimo, na próxima semana. O argentino Maxi Rolón, o meia Ronaldo Mendes, um dos heróis do título paulista, o meia Serginho e o zagueiro Paulo Ricardo puxaram a fila.

Na noite desta sexta-feira, a diretoria santista confirmou a venda do volante e meia Leandrinho para o Rio Ave, de Portugal, o quinto da lista. O clube ficou com 50% dos direitos econômicos do atleta, mas a negociação é definitiva. O atleta assinou contrato de quatro anos com os portugueses. Sem espaço com Dorival Júnior, ele já havia sido oferecido ao Oeste, mas os clubes não chegaram a um acordo.

Além dos cinco, a diretoria santista conversa com o Flamengo para devolver o atacante Paulinho, que não engrenou na equipe santista. O contrato de empréstimo do atleta está assinado até o fim do ano, mas a diretoria santista aproveitou o contato com os cariocas na transação de Leandro Damião ao Fla para fazer o pedido de devolução.

O elenco santista conta com 35 jogadores no elenco. Comissão técnica e diretoria pretendem fechar o grupo em 32 atletas, no máximo.

O volante Valencia e o atacante Lucas Crispim devem fechar a lista de ‘faxina’ do Santos. O colombiano tem contrato até o próximo dia 18 e já foi avisado que não terá seu vínculo renovado. Em relação a Crispim, a diretoria santista tenta emprestar o jogador para um clube da Série A ou B do Campeonato Brasileiro. No ano passado, ele disputou o Brasileiro pelo Joinville.

No entanto, a lista pode aumentar de oito para onze. Isso porque o clube paulista também não descarta negociar mais três jogadores – Matheus Nolasco, Rafael Longuine e Fernando Medeiros. Nestes casos, o problema é que o trio causa resistência para deixar a Vila Belmiro.

O elenco santista ficou inchado, pois a diretoria santista mantém até o momento os atletas que são assediados pelo futebol do exterior – casos de Lucas Lima, Gabriel, Thiago Maia, Zeca e Gustavo Henrique.

Além disso, a diretoria santista também contratou seis jogadores para o Campeonato Brasileiro – Jonathan Copete, Emiliano Vecchio, Rodrigão, Fabián Noguera, Jean Mota e Yuri. Antes destes, o clube já havia contratado Luiz Felipe e Maxi Rolón, este último já dispensado.