Topo

Inter dá última chance para Argel e demissão passa por jogo contra o Santa

Argel Fucks pode ser demitido em caso de insucesso pelo Internacional contra o Santa - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Argel Fucks pode ser demitido em caso de insucesso pelo Internacional contra o Santa Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Do UOL, em Porto Alegre

10/07/2016 06h00

Foram cinco partidas e apenas um ponto conquistado. O último dos compromissos, ainda, um clássico Gre-Nal com derrota em casa. De quebra, técnico ameaçado e torcida desconfiada. Tudo isso é realidade no Inter. Neste domingo (09), diante do Santa Cruz, em Pernambuco, às 16h (horário de Brasília), o Inter tenta encerrar tamanha turbulência. Mas para isso terá que fugir da 'lei do ex'. 

Não é apenas o resultado que pode pesar para a saída do ex-zagueiro do comando. O desempenho será levado em conta. Caso o Inter vença 'por acaso', a direção de futebol poderá ouvir aqueles que, nos bastidores do clube, já pedem a saída de Argel. Em caso de derrota ou mesmo empate, a demissão é praticamente certa. 
 
O clima de pressão é muito motivado pelos números. Mesmo tendo conquistado dois títulos no início da temporada (Gauchão e Recopa Gaúcha), Argel sofre com a queda de rendimento de sua equipe. Acompanha uma série de infortúnios que parece não ter fim. Cinco jogos, um ponto conquistado, com derrotas em casa para Grêmio e Botafogo, longe de Porto Alegre para Figueirense e Flamengo, e empate contra o Coritiba. 
 
"Uma coisa que não me preocupo é com o meu cargo. Estou pressionado desde o dia que cheguei. Procuro fazer o meu trabalho. Não mudamos em nada nossa forma de conduzir o trabalho. Tivemos uma sequência que ninguém acreditava e agora estamos nessa sequência, que também ninguém acredita. Em momento algum me preocupa o meu cargo. Estou muito tranquilo, o nosso trabalho é muito forte e seguro. A sequência é ruim, a gente reconhece. O problema é que a gente começou muito bem e se vendeu uma ilusão do time brigar pelo título. Mas não por nós, pela imprensa. E antes do começo, pela imprensa, nós íamos brigar para não cair. A gente sabe como é futebol, é longo. A gente não comemora muito e não faz tempestade num copo d'água", disse Argel em entrevista coletiva. 
 
Após a derrota no clássico Gre-Nal, a direção do Internacional não escondeu o clima de 'última chance'. Segundo o vice de futebol Carlos Pellegrini, a queda de rendimento faz o Inter 'reavaliar muitas coisas'. E o principal foco de análise é o trabalho do treinador. 
 

Lei do ex? O Inter precisará fugir

Não é apenas o Inter, não há regra ou condição para que ela ataque. Mas a 'lei do ex' vez por outra comparece nos gramados. Com o Colorado, neste domingo, muitas opções assustam. Para escapar do momento ruim, o time vermelho precisará superar vários ex-jogadores seus. Entre os titulares do Santa Cruz, Danny Morais, Derley e João Paulo começaram suas carreiras no Internacional. Nenhum deles foi aproveitado como esperava e acabaram liberados. Hoje defendem as cores da equipe nordestina, que também não encontra-se bem no Brasileirão.
 
"Pelo o que o Inter briga? Nós brigamos rodada a rodada. Alguma vez você viu eu falando em briga pelo título? Vamos jogo a jogo, rodada a rodada. Sempre tive essa postura. O Inter não quer ser favorito, quer ganhar. Isso é uma mantra, como vocês colocam aí. Se vamos ser campeões, se vamos para Libertadores, só em dezembro vamos saber. Nem quando a gente ganhou cinco jogos mudamos o discurso e nem agora vamos mudar. Quem mudou foi a imprensa, que depois de cinco rodadas falou que íamos ser campeões e antes era briga contra o rebaixamento", finalizou Argel. 
 
FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ X INTERNACIONAL
Data e hora: 10/07/2016 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: estádio do Arruda, em Recife (PE)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC) 
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Kleber Lúcio Gil (SC)
INTERNACIONAL: Muriel; William, Paulão, Ernando e Arthur; Rodrigo Dourado, Fabinho, Vitinho e Gustavo Ferrareis; Ariel e Eduardo Sasha. 
Técnico: Argel Fucks
SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Léo Moura, Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Derley, Uillian Correia, João Paulo e Keno; Marion e Arthur
Técnico: Miltom Mendes