Topo

5 pontos em que o Corinthians chega melhor que o São Paulo para o clássico

Rodriguinho e Hudson disputam bola no último Corinthians x São Paulo - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Rodriguinho e Hudson disputam bola no último Corinthians x São Paulo Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

17/07/2016 06h00

A história de clássicos indica que previsões sempre podem cair por terra. Mas, no Corinthians e São Paulo deste domingo (17), marcado para Itaquera às 16h (de Brasília), o dono da casa se apresenta em condições mais favoráveis. 
 
Nos aspectos físico, mental e no retrospecto, a situação é mais cômoda para o Corinthians, que tem a maior pontuação do Brasileirão nas últimas quatro rodadas e encostou na briga pela liderança. 
 
Do lado do São Paulo, mordido pelos últimos clássicos e pela eliminação na Copa Libertadores, a oportunidade está aberta para Cueva e Ytalo, contratados recentemente e que já terão uma grande chance de mostrar serviço ao substituírem Paulo Henrique Ganso e Calleri. Agora voltado ao Brasileirão, o time tricolor tem no duelo em Itaquera a chance de recomeçar a busca por um título na temporada.

Estado físico

O São Paulo, que não terá PH Ganso e Kelvin por conta de lesões, realizou três jogos nas últimas duas semanas. O Corinthians teve duas semanas de trabalho livres, somente com um jogo contra a Chapecoense no domingo passado. O técnico Cristóvão Borges aproveitou o tempo livre para recuperar a condição física de jogadores como o meia Giovanni Augusto e o zagueiro Yago, além de Elias, que deverá ser reserva. 

Entrosamento corintiano

Cristóvão mandará a campo equipe praticamente idêntica das últimas quatro vitórias. Uma mudança confirmada é Yago no lugar de Pedro Henrique - além disso, pensa em barrar Luciano e escalar Danilo como centroavante. No mais, tem a mesma base à disposição. O São Paulo precisa se virar sem suas referências ofensivas, Ganso e Calleri. Há expectativa pelo desempenho do peruano Cueva, que terá Ytalo como centroavante à frente. O ponto positivo é que Bauza tem todos os titulares da defesa disponíveis para o jogo em Itaquera. 

Moral mais elevado

O Corinthians vem de quatro vitórias consecutivas sobre Santa Cruz, América-MG, Flamengo e Chapecoense, o que permitiu encostar na disputa da liderança contra o Palmeiras. Já o São Paulo precisa se recuperar da eliminação na Copa Libertadores com derrotas para o Atlético Nacional-COL. No Brasileirão, o time de Bauza conseguiu duas vitórias em casa (América-MG e Fluminense) e duas derrotas fora (Santos e Ponte Preta) em duelos recentes. 

Retrospecto

Em quatro clássicos em Itaquera, o São Paulo saiu derrotado em todos. Se considerados números absolutos, nos últimos 10 duelos entre os dois clubes, foram cinco vitórias corintianas, três empates e duas vitórias são-paulinas. Com mais de 39 mil ingressos vendidos, a Arena terá seu maior público no Brasileirão. 

Reservas

Cristóvão Borges ganha mais opções no banco de reservas. Além de Guilherme, que tem entrado bem nos últimos jogos, terá o volante Elias à disposição pela primeira vez, além do centroavante André, que busca redenção. Fragilizado em função de saídas recentes e lesões de Ganso e Kelvin, Bauza tem o recém-contratado Gilberto como alternativa mais interessante, além do jovem Luiz Araújo.

CORINTHIANS x SÃO PAULO

Data/hora: 17/07/2016, às 16h (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Péricles Bassols (Fifa PE)
Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos Fifa-BA) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)

Corinthians
Cássio; Fagner, Yago, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique e Rodriguinho; Romero, Giovanni Augusto (Guilherme) e Marquinhos Gabriel; Danilo (Luciano). 
Treinador: Cristóvão Borges

São Paulo
Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Maicon e Mena; Hudson e Thiago Mendes; Centurión, Cueva e Michel Bastos; Ytalo. 
Treinador: Edgardo Bauza