Topo

Efeito Falcão e estreia no gol. As armas do Inter contra o Palmeiras

Inter não vence há seis jogos e aposta em volta de ídolo para sair da má fase - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Inter não vence há seis jogos e aposta em volta de ídolo para sair da má fase Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/07/2016 06h00

Um time que só obteve um ponto em 18 disputados pode fazer frente ao líder do campeonato? O Internacional acredita, e não é pouco, que sim. Neste domingo (17), o Colorado inicia sua terceira era sob o comando de Paulo Roberto Falcão enfrentando o Palmeiras, às 16h (Brasília), no Beira-Rio.

Além do retorno do eterno camisa 5, o clube possui outros motivos para se encher de esperança na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com Falcão, surgem duas motivações. A primeira é anímica: o ídolo voltou, cinco anos depois, com a missão de salvar o time de uma queda brutal de rendimento. A figura de Falcão, tricampeão brasileiro na década de 1970, afaga o torcedor do Inter.

Além do impacto psicológico, com motivação para torcida e também jogadores, o 'Rei de Roma' traz consigo outro ponto. Mudanças no time: com ele, o time deixou para trás os conceitos trabalhados por Argel Fucks. Sai o futebol de força, de bola longa e volta um estilo ligado a própria identidade do clube. Uma cara forjada com grande influência do time onde Falcão jogada, entre 1973 e 1980.

Depois dos primeiros treinos, o próprio Inter já nota diferenças no trabalho. Mais específico, metódico em relação ao anterior.

"Vocês estão vendo os treinos, o Falcão tem parado bastante. Conversado, dado instruções", comentou Marcelo Lomba, goleiro recém contratado.

Lomba, aliás, é outro dos motivos para o Internacional ter boa perspectiva contra o Palmeiras. O camisa 32 acertou na quarta-feira, foi apresentado no sábado e será titular depois da chegada relâmpago. O goleiro substituirá Muriel, emprestado ao Bahia, e depois irá disputar posição com Danilo Fernandes, atualmente entregue aos médicos.

O Internacional já vinha tentando Marcelo Lomba há tempos e depois da chegada de Paulo Roberto Falcão, o negócio andou.

Por fim, o Colorado tentará fazer valer o mando de campo. Nas últimas duas partidas em casa, o Inter perdeu para Botafogo e Grêmio. Na volta de Falcão, o clube espera mais de 30 mil pessoas para vencer o líder, espantar a má fase e iniciar uma nova era.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X PALMEIRAS

Data e hora: 17/07/2016 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; William, Paulão, Ernando e Raphinha; Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Andrigo e Ferrareis; Sasha e Vitinho
Técnico: Paulo Roberto Falcão

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Tchê Tchê e Cleiton Xavier; Róger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus
Técnico: Cuca