Topo

Com polícia focada na Rio 2016, Botafogo x Palmeiras é antecipado

Arena Botafogo receberá o duelo no domingo, não mais na segunda-feira - Bernardo Gentile/UOL
Arena Botafogo receberá o duelo no domingo, não mais na segunda-feira Imagem: Bernardo Gentile/UOL

Bernardo Gentile e José Edgar de Matos

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

25/07/2016 19h15

O direcionamento do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro obrigou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a alterar o primeiro jogo do Campeonato Brasileiro na capital fluminense. Até então marcado para 1º de agosto (segunda-feira), na Arena Luso-brasileira, o duelo entre Botafogo x Palmeiras ocorrerá um dia antes, no mesmo local, a partir das 18h30 (de Brasília).

A antecipação do duelo válido pela 17ª rodada foi confirmado pelo UOL Esporte no fim da tarde desta segunda, uma semana antes do confronto. O motivo do adiantamento deve-se à falta de contingente do departamento da PM do Rio de Janeiro, que direcionará todos os esforços para a segurança dos Jogos Olímpicos 2016.

A decisão da CBF segue a recomendação da polícia. Em comunicado divulgado na semana passada, o grupo de policiamento em estádios emitiu um comunicado no qual pede a suspensão de jogos de futebol dos grandes clubes durante a Rio 2016.

"A Polícia Militar solicitou a suspensão dos eventos esportivos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no Estado do Rio de Janeiro durante o período olímpico para não comprometer a capacidade operacional que estará concentrada nos eventos olímpicos, além disso o efetivo do Grupamento de Policiamento de Policiamento em Estádios será empenhado nas modalidades de futebol das Olimpíadas", escreveu a PM do Rio.

Os dois clubes foram comunicados do adiantamento da partida, segundo apurou o UOL Esporte. O duelo ocorreria na segunda-feira para fechar a grade de programação do Sportv, que promoveu o fechamento de rodadas no início da semana para promover entrevistas com os personagens dos jogos no programa Bem, amigos, comandado por Galvão Bueno.

Sem Botafogo x Palmeiras, a rodada de segunda-feira ficará vaga na próxima semana - América-MG x Grêmio permanece também no domingo, às 18h30. A CBF confirmou que nenhuma partida será deslocada para ocupar a lacuna na grade de programação da emissora carioca, já que a mudança de data ocorreu de maneira excepcional.