Rendimento inferior ao de 2015 já faz Mano salvar Cruzeiro da degola

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro

    Mano Menezes volta ao Cruzeiro após pouco mais de sete meses

    Mano Menezes volta ao Cruzeiro após pouco mais de sete meses

Mano Menezes não precisa de um trabalho extraordinário à frente do Cruzeiro para alcançar o principal objetivo no Campeonato Brasileiro: fugir do rebaixamento. Na realidade, o treinador necessita de um aproveitamento até inferior ao que conseguiu pelo clube no ano anterior.

Os matemáticos garantem que a pontuação mínima para assegurar a permanência na elite do futebol nacional é de 45 pontos. Com 15 conquistados e 66 restantes, a equipe mineira busca um rendimento suficiente para garantir 45,45% do que será disputado até dezembro, o equivalente a 30 pontos.

Durante a primeira passagem pela Toca da Raposa II, o gaúcho obteve 62,5% de aproveitamento. Em 16 partidas, ele conquistou nove vitórias, cinco empates e dois reveses. A pontuação foi suficiente para o time sair da 16ª colocação, com 23 pontos, e chegar à oitava, com 55.

O bom retrospecto recente faz com que Mano Menezes receba o rótulo de "salvador" da torcida do Cruzeiro. O técnico não faz objeção à denominação, reconhece a dificuldade da meta e garante que acredita no elenco que tem à disposição:

"O torcedor é paixão. Encaro com naturalidade. Agora não podemos esquecer a razão, que é extremamente necessária para sair dessa situação. Quando cheguei, no ano passado, o Cruzeiro não estava na zona de rebaixamento, mas estava na quarta rodada do segundo turno. Agora está e estamos na 17ª rodada", afirmou.

"Acredito no grupo e na qualidade dos jogadores. Vou dizer isso a eles. E eles são quem resolvem o problema lá dentro do campo. O treinador é uma peça da engrenagem, alguém que chega e mostra um caminho", acrescentou.

A reestreia de Mano Menezes pelo Cruzeiro será neste domingo (31), às 16h (de Brasília), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será diante do Santos, na Vila Belmiro.

Ficha técnica
Santos x Cruzeiro

Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 31 de julho de 2017 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway - MT (ASP-FIFA)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz - MS (FIFA) e Fabio Rodrigo Rubinho - MT (ASP-FIFA)

Santos
Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Caju; Renato, Léo Cittadini e Lucas Lima (Vecchio); Copete, Vitor Bueno e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior.

Cruzeiro
Fábio; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique (Bruno Ramires), Ariel Cabral, Rafinha (Robinho) e Arrascaeta; Rafael Sobis e Willian.
Técnico: Mano Menezes.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos