Topo

Rendimento inferior ao de 2015 já faz Mano salvar Cruzeiro da degola

Mano Menezes volta ao Cruzeiro após pouco mais de sete meses - Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro
Mano Menezes volta ao Cruzeiro após pouco mais de sete meses Imagem: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

31/07/2016 06h00

Mano Menezes não precisa de um trabalho extraordinário à frente do Cruzeiro para alcançar o principal objetivo no Campeonato Brasileiro: fugir do rebaixamento. Na realidade, o treinador necessita de um aproveitamento até inferior ao que conseguiu pelo clube no ano anterior.

Os matemáticos garantem que a pontuação mínima para assegurar a permanência na elite do futebol nacional é de 45 pontos. Com 15 conquistados e 66 restantes, a equipe mineira busca um rendimento suficiente para garantir 45,45% do que será disputado até dezembro, o equivalente a 30 pontos.

Durante a primeira passagem pela Toca da Raposa II, o gaúcho obteve 62,5% de aproveitamento. Em 16 partidas, ele conquistou nove vitórias, cinco empates e dois reveses. A pontuação foi suficiente para o time sair da 16ª colocação, com 23 pontos, e chegar à oitava, com 55.

O bom retrospecto recente faz com que Mano Menezes receba o rótulo de “salvador” da torcida do Cruzeiro. O técnico não faz objeção à denominação, reconhece a dificuldade da meta e garante que acredita no elenco que tem à disposição:

“O torcedor é paixão. Encaro com naturalidade. Agora não podemos esquecer a razão, que é extremamente necessária para sair dessa situação. Quando cheguei, no ano passado, o Cruzeiro não estava na zona de rebaixamento, mas estava na quarta rodada do segundo turno. Agora está e estamos na 17ª rodada”, afirmou.

“Acredito no grupo e na qualidade dos jogadores. Vou dizer isso a eles. E eles são quem resolvem o problema lá dentro do campo. O treinador é uma peça da engrenagem, alguém que chega e mostra um caminho”, acrescentou.

A reestreia de Mano Menezes pelo Cruzeiro será neste domingo (31), às 16h (de Brasília), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será diante do Santos, na Vila Belmiro.

Ficha técnica
Santos x Cruzeiro

Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 31 de julho de 2017 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway - MT (ASP-FIFA)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz - MS (FIFA) e Fabio Rodrigo Rubinho - MT (ASP-FIFA)

Santos
Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Caju; Renato, Léo Cittadini e Lucas Lima (Vecchio); Copete, Vitor Bueno e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior.

Cruzeiro
Fábio; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique (Bruno Ramires), Ariel Cabral, Rafinha (Robinho) e Arrascaeta; Rafael Sobis e Willian.
Técnico: Mano Menezes.