Roger dá treino para 'tirar adversários do jogo' no Grêmio. Entenda

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Marinho Saldanha/UOL

    Roger Machado comanda treinamento do Grêmio no Centro de Treinamentos do clube

    Roger Machado comanda treinamento do Grêmio no Centro de Treinamentos do clube

Em um dos campos do Centro de Treinamentos Luiz Carvalho, Roger Machado separou os jogadores do Grêmio por posição. Orientou, sem bola, movimentações baseadas no time adversário, posicionado com armações metálicas no campo (bonecos). E ao orientar trocas de lado, Roger mostrava o que queria: tirar adversários do jogo. 

"Neste movimento, tiramos três jogadores deles do jogo. O lateral, o zagueiro que está aqui e o volante que está cobrindo", gritou o técnico quando pediu para que seus jogadores corressem da posição da direita para a esquerda. 

A ideia de Roger contempla o 'balanço ofensivo' da equipe. Termo presente no 'dicionário do treinador' explicado pelo UOL Esporte na última semana. Quando a bola está sendo trabalhada em um lado do campo e rapidamente é jogada para o outro, com todo o time, compactado, fazendo o mesmo movimento e apresentando-se rapidamente no flanco oposto faz com que a marcação rival se perca e - nas palavras de Roger - ao menos três jogadores do time oponente tenham participação defensiva. Ou seja, sobra mais espaço para infiltração dos atacantes. 

A disposição dos atletas mostrou algum indício de time. A tendência de escalação para pegar o Santa Cruz tem: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Maicon, Jaílson, Negueba, Douglas e Pedro Rocha; Miller Bolaños. 

Novidades do time de transição

O Grêmio promoveu para o treinamento desta quarta-feira, ainda, cinco jovens do elenco de transição. Os volantes Jean Pyerre, Machado e Arthur, o meia Lima e o atacante Nicolas Careca. Lima e mais um devem ser relacionados para o jogo. A tendência é pelo aproveitamento de um dos volantes, já que Ramiro, com enxaqueca, não treinou. 

Grêmio e Santa Cruz jogam na quinta-feira às 19h30 (horário de Brasília), na Arena. Com 31 pontos, o Tricolor caiu para o quarto lugar na classificação após o empatem em 0 a 0 com o América-MG. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos