Topo

Com arbitragem polêmica, Palmeiras empata fora e sobe para segundo

Prass visita o vestiário do Palmeiras antes da partida contra a Chapecoense - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

04/08/2016 23h25

Foi no sufoco, mas o Palmeiras conseguiu evitar a terceira derrota seguida no Campeonato Brasileiro. O empate fora de casa diante da Chapecoense por 1 a 1 não leva o time alviverde à liderança, mas ao menos faz com que os palmeirenses ultrapassem o arquirrival Corinthians na tabela para ocupar o segundo lugar, com os mesmo 33 pontos do líder Santos, que leva vantagem no saldo de gols.

O gol do empate só saiu aos 40 min do segundo tempo, em cobrança de pênalti, convertida por Jean. Um pênalti que não existiu, porque Cleiton Xavier caiu na área e enganou o árbitro Wilson Pereira Sampaio. O gol da Chapecoense também teve origem em um lance aparentemente irregular. Kempes estava impedido na origem da jogada, quando abriu o placar para os donos da casa, aos 31 min do primeiro tempo, após falha de Vagner.
A Chapecoense, que reclamou muito da arbitragem, está há quatro rodadas sem perder e chega a 23 pontos, na 11ª colocação. Na 19ª rodada (e última do primeiro turno), o Palmeiras recebe o Vitória no domingo, às 16h, no Allianz Parque, enquanto a Chapecoense vai ao Independência encarar o Atlético-MG na segunda-feira, às 20h.

No camarote, Prass vê Vagner falhar

Um dia após ser submetido a uma cirurgia no cotovelo, que o tirou dos Jogos Olímpicos, Fernando Prass viajou a Chapecó, acompanhou seus companheiros no vestiário e viu o jogo dos camarotes. Enquanto isso, seu substituto Vagner falhou feio. Em cobrança de falta, aos 31 min do primeiro tempo, Hyoran cruzou na área, Vagner subiu para afastar, porém errou o soco. A bola sobrou livre para Kempes empurrar para o fundo do gol e abrir o placar. Foi o terceiro jogo de Vagner como titular no Brasileiro, e ele já levou cinco gols.
Os palmeirenses reclamaram de impedimento após o jogo, alegando que Kempes estava adiantado no momento do cruzamento. O auxiliar não viu a possível irregularidade.
Dudu volta, mas ataque não funciona

Dudu voltou a ser titular, após ficar no banco de reserva no domingo, quando entrou no segundo tempo mas não evitou a derrota palmeirense para o Botafogo por 3 a 1. Quem perdeu lugar no time foi Róger Guedes. Entretanto, o camisa 7 não brilhou. Quase não apareceu no jogo, e o ataque pouco funcionou.

Apesar de tomar a iniciativa do jogo durante o primeiro tempo, as chances de gol surgiram apenas em cruzamentos na área e em chutes de fora da área. Pouco para quem sonha com o título. As finalizações de fora da área fizeram o goleiro Danilo brilhar. E ele quase defendeu o pênalti convertido por Jean.

A ousadia de Cuca

A falta de criação no meio-campo durante o primeiro tempo obrigou o técnico palmeirense a ousar na etapa final. No intervalo, ele sacou o volante Thiago Santos e apostou em Cleiton Xavier. A substituição não foi suficiente, e aos 13 min Cuca mexeu no ataque. Tirou o apagado Erik e mandou a campo Lucas Barrios. Por último, sacou Dudu para a entrada de Allione.

'Camisa olímpica'

Em homenagem ao Time Brasil nos Jogos Olímpicos, o Palmeiras adotou as cores da bandeira nacional na numeração. Gabriel Jesus é o representante do time alviverde no futebol olímpico, e ele tem feito falta ao ataque. Além dele, o clube conta com mais três representantes: Sarah Nikitin no tiro com arco e Gui Lin e Hugo Hoyama (como técnico) no tênis de mesa.

CHAPECOENSE 1 X 1 PALMEIRAS

Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 4 de agosto de 2016 (quinta-feira)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa - GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos: Josimar (Chapecoense)
Gols: Kempes, aos 31 min do 1° tempo; Jean, aos 40 min do 2º tempo

CHAPECOENSE
Danilo; Gimenez, Thiego, Filipe Machado e Dener; Gil, Josimar, Cleber Santana e Hyoran (Ailton Canela); Tiaguinho (Lourency) e Kempes (Bruno Rangel).
Técnico: Caio Júnior.

PALMEIRAS:
Vagner; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos (Cleiton Xavier) e Tchê Tchê; Erik (Lucas Barrios), Moisés e Dudu (Allione); Leandro Pereira.
Técnico: Cuca.