Topo

Falcão na berlinda, jejum histórico e degola: Inter vive maior crise do ano

Paulo Roberto Falcão reúne jogadores do Internacional e já está ameaçado - Jeremias Wernek/UOL
Paulo Roberto Falcão reúne jogadores do Internacional e já está ameaçado Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/08/2016 06h00

Sobram motivos para mostrar como o Internacional entrará em campo pressionado neste domingo (07). Com Paulo Roberto Falcão no comando há quatro jogos, sem vencer nenhum e já ameaçado, afundado em uma crise técnica histórica sem ganhar uma partida sequer nas últimas 10, vendo a zona de rebaixamento cada vez se aproximar mais, o Colorado encara o Fluminense a partir das 16h15 (horário de Brasília) no Beira-Rio com muito em jogo. 

Não é apenas a conquista de 3 pontos. É recuperar a moral e a esperança da torcida que não consegue comemorar ao fim de um jogo desde 16 de junho. Ou seja, há quase dois meses. 
 
"Não adianta falar mais, já falamos tudo que precisa. Tem que, como se diz, colocar a coisa pra fora. Assumir a responsabilidade, saber que o momento é difícil, ir lá e ganhar o jogo", disse o meio-campista Anderson. 
 
E os aficionados fizeram a sua parte. Depois de muitos protestos em momentos passados, foi a vez do apoio. No sábado houve manifestação para motivar os jogadores. E durante o último trienamento antes do jogo, um áudio motivacional também ecoou no Beira-Rio. Tudo para que o clima volte a ser o ideal. 
 
Até porque de notícias negativas o Colorado está cheio. São 10 jogos sem vitória, uma marca negativa histórica no clube. Na última rodada, derrota por 4 a 2 para o Cruzeiro e a incômoda distância cada vez mais curta para a zona de rebaixamento. 
 
Antes da rodada, apenas 3 pontos separam os vermelhos do Santa Cruz, primeiro no grupo dos que estariam caindo para a segunda divisão. Coritiba e Cruzeiro somam o mesmo número de pontos dos pernambucanos. Ou seja, o Santa bater o São Paulo, o Figueirense ganhar do Sport e o Cruzeiro bater o Corinthians, será o saldo de gols que irá determinar a presença ou não na degola. Hoje o Colorado tem -2, o Santa -5 e o Cruzeiro -8. 
 
Tudo isso cria um clima de pressão ao técnico Paulo Roberto Falcão, que pode ser demitido em caso de nova derrota. Será apenas seu quinto jogo no comando do Inter. Até agora, perdeu para Cruzeiro, Corinthians e Palmeiras e empatou com a Ponte Preta. 
 
"É difícil. Vamos fazer um mês de trabalho com o professor, que está tentando nos ajudar sempre. Mas tem essa coisa no futebol brasileiro de entrar e sair treinador. Não podemos parar de confiar no trabalho dele. Já foi jogador e fez história no futebol. Sempre temos que aprender com ele e com certeza está somando no nosso trabalho", opinou Anderson.
 
O 'caldeirão' vermelho poderá esquentar ainda mais com novos protestos da torcida em caso de infortúnio. No último jogo em casa houve quebra-quebra após derrota para o Corinthians. Por isso, a segurança estará reforçada temendo o pior no Beira-Rio. 
 
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X FLUMINENSE
Data e hora: 07/08/2016 (Domingo), às 16h15 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Rafael Tarci (PR)
Auxiliares: Bruno Boschillia e Ivan Carlos Bohn (ambos do PR)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Ernando (PC Magalhães), Alan Costa, Paulão e Arthur; Fabinho, Fernando Bob, Valdívia e Seijas; Nico López e Ariel (Eduardo Sasha).
Técnico: Paulo Roberto Falcão
FLUMINENSE: Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas, Cícero, Scarpa, Wellington e Marcos Júnior; Dourado.
Técnico: Levir Culpi