Palmeiras conquista título simbólico do 1º turno pela primeira vez

Do UOL, em São Paulo

O palmeirense tem dois motivos para comemorar na noite desta segunda-feira. O primeiro é um tropeço do arquirrival Corinthians em casa – empate por 1 a 1 diante do Cruzeiro, no Pacaembu. O segundo é o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Após 19 rodadas, a equipe alviverde soma 36 pontos e, pela primeira vez na era dos pontos corridos, chega à metade do certame na liderança.

O segundo colocado é o Atlético-MG, com 35 pontos. Corinthians e Flamengo aparecem na sequência, com 34, sendo que a equipe paulista leva vantagem no saldo de gols. O G4 ainda pode sofrer uma alteração, já que o Grêmio tem 32 pontos e não jogou a sua 19ª partida. O duelo com o Botafogo, no Rio de Janeiro, foi adiado para 4 de setembro, por causa dos Jogos Olímpicos. 
 
Os comandados do técnico Cuca ficaram na liderança durante 10 rodadas. Deixaram a primeira colocação após a derrota para o Botafogo, no dia 31 de julho, mas retomaram o posto graças ao triunfo por 2 a 1 sobre o Vitória, no último domingo.
 
Para muitos, a conquista do primeiro turno pode parecer algo apenas simbólico. Mas a história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos mostra que o time que termina a primeira metade da competição na ponta da tabela geralmente se dá muito bem no final e fica com a taça.
 
Dos 13 torneios disputados no novo formato desde 2003, dez deles consagraram campeões os times que terminaram o primeiro turno na ponta. Foi assim com Cruzeiro (2003, 2013 e 2014), Santos (2004), Corinthians (2005, 2011 e 2015), São Paulo (2006 e 2007) e Fluminense (2010).
 
Em apenas três ocasiões o líder do primeiro turno deixou a taça escapar ao final do campeonato. Em 2008, o Grêmio acabou a 19ª rodada no primeiro lugar, mas foi o São Paulo quem faturou o título. No ano seguinte, foi a vez de o Inter 'deixar' o título com o Flamengo, enquanto em 2012 o Flu levantou a taça depois de o Atlético-MG vencer o primeiro turno.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos