Roger dá puxão de orelha na torcida do Grêmio contra 'trauma de casa cheia'

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

    Pressão da torcida precisa auxiliar o Grêmio e intimidar adversários, diz Roger

    Pressão da torcida precisa auxiliar o Grêmio e intimidar adversários, diz Roger

Jogar com apoio da torcida é naturalmente positivo. Mas para o Grêmio, os números remam contra tal afirmação. Dos 10 jogos com maiores públicos na história da Arena, apenas em dois o objetivo foi alcançado. E contra o 'trauma de casa cheia', o técnico Roger Machado deu um puxão de orelha em sua torcida. 

"Contra o Santa Cruz (em casa, a última rodada), com 20 minutos de jogo, nossa torcida estava extremamente impaciente. Acreditando que pelo fato de ser um time que estava abaixo na tabela, com 20 minutos era para estar 3 a 0. Não vai acontecer. Neste jogo não foi, não será contra o Corinthians. E o estádio estará cheio. Temos que criar um clima que intimide nosso adversário, e não o nosso time. O torcedor - que vai bater recorde de público no domingo - tem que saber que as dificuldades serão grandes, mas o futebol e o desejo para superar isso será ainda maior. Se criarem um clima que permita nosso time confiante, e o adversário intimidado. Não o contrário", reclamou o técnico gremista. 
 
No duelo do próximo domingo às 11h (horário de Brasília) contra o Corinthians, a expectativa supera os 50 mil torcedores. Sendo assim, baterá com facilidade o recorde do estádio que é 48.204 presentes no empate em 0 a 0 com o Internacional no começo deste ano. Desde quinta-feira os ingressos já estavam esgotados. 
 
Mas atuar sob olhar de tantos torcedores não tem significado facilidade para o Grêmio. Apenas nas duas goleadas sobre o Internacional (2014 e 2015) é que o objetivo foi atingido em jogos de grande público. Para alterar tal situação, a postura precisa mudar, na avaliação de Roger. 
 
"Se o torcedor não gostar durante o jogo do que está vendo, tudo bem. Depois que o juiz apitar, que faça sua manifestação. Mas durante a partida, temos que criar na Arena o clima que muito eu vivi no Olímpico como jogador. Talvez isso falte um pouco. Criar-se na Arena um ambiente em que o adversário se sinta intimidado", completou. 
 
Em disputa neste domingo, uma posição muito próxima do primeiro lugar no Brasileiro. Se vencer, mesmo com um jogo a menos, o Grêmio pode ficar apenas um ponto atrás do primeiro colocado. Com dois pontos a mais que o Tricolor, o Corinthians vê na vitória a chance de ser líder.
 
"O Corinthians é um time de toques rápidos, triangulações pelo lado da bola, linha de fundo com laterais em amplitude. Uma equipe que tem jogadores que agridem a área e uma ótima bola parada. Será um jogo difícil, assim como foram todos os nossos compromissos. O jogo contra o Corinthians vale o mesmo do que valeram os jogos contra Santa Cruz e América, em que tropeçamos", finalizou Roger.
 

Confira os 10 maiores públicos da história da Arena em jogos oficiais:

 
06.03.2016 - Grêmio 0 x 0 Inter (48.204 torcedores) - O jogo valia pelo Gauchão e pela Primeira Liga. O empate deixou o Tricolor na frente no Estadual, mas eliminou os azuis da outra competição. 
30.04.2014 - Grêmio 1 x 0 San Lorenzo (47.244 torcedores) - A vitória levou a decisão para os pênaltis e o Grêmio acabou eliminado. 
13.09.2015 - Grêmio 1 x 2 São Paulo (49.915 torcedores) - Derrotado em casa, o Grêmio perdeu chance de se aproximar do primeiro colocado do Brasileiro. 
26.04.2015 - Grêmio 0 x 0 Inter (49.909 torcedores) - O empate em casa não era o que a torcida esperava. Combinado com a derrota no Beira-Rio fez do Inter campeão gaúcho. 
01.10.2014 - Grêmio 0 x 1 São Paulo (46.441 torcedores) - A derrota afastou o Tricolor dos planos de se classificar para a próxima Libertadores. 
09.11.2014 - Grêmio 4 x 1 Inter (46.473 torcedores) - Foi a consagração para os aficionados. Goleada sobre o rival com direito a provocações a D'Alessandro e muita celebração.
09.08.2015 - Grêmio 5 x 0 Inter (46.010 torcedores) - Se o 4 a 1 de 2014 já tinha sido bom, o 5 a 0 do ano seguinte foi histórico. Quebrou marcas centenárias e ficará para sempre na lembrança dos torcedores. 
30.08.2015 - Grêmio 0 x 0 Coritiba (46.000 torcedores) - O Grêmio sonhava em brigar ponto a ponto pelo título do Brasileiro, mas marcou passo contra um rival da ponta inferior da tabela. 
30.09.2015 - Grêmio 1 x 1 Fluminense (45.751 torcedores) - O empate com gols significou a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil. 
06.11.2013 - Grêmio 0 x 0 Atlético-PR (43.899 torcedores) - O empate sem gols significou a eliminação do Tricolor da Copa do Brasil. 
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos