Topo

Palmeiras quebra invencibilidade do Atlético-PR e abre vantagem na ponta

Do UOL, em São Paulo

14/08/2016 20h22

O Palmeiras aumentou a vantagem na liderança do Brasileirão. Com gol de Vitor Hugo, o time paulista venceu o Atlético-PR por 1 a 0 e abriu três pontos em relação ao Santos, o vice-líder. Antes de a rodada começar, a diferença era de um ponto para o Atlético-MG. O triunfo na noite deste domingo (14) significa a quebra de invencibilidade de nove partidas dos paranaenses dentro de casa neste campeonato.

Os palmeirenses se destacaram pela excelente partida no meio-campo, especialmente com Moisés. Com os três pontos, o Alviverde chega aos 39. Santos, com 36, o Grêmio, com 35 e um jogo a menos, e o Atlético-MG, também com 35, completam o G4. O Atlético-PR, por sua vez, estaciona com 30 pontos na 7ª colocação empatado com a Ponte Preta.

Na próxima rodada, os dois times voltam a campo no domingo (21). O Atlético-PR entra primeiro, às 11h, no Independência, contra o Atlético-MG. Os palmeirenses, por sua vez recebem a Ponte Preta às 16h no Allianz Parque. 

Moisés, o nome do jogo

O meio-campista do Palmeiras voltou a ser destaque. No jogo deste domingo, ele foi eficiente na hora de marcar, apareceu para desafogar a zaga na hora da saída de bola e foi essencial na chegada do time no ataque. No segundo tempo, inclusive, fez uma belíssima jogada de linha de fundo, com direito a rolinho. Ele passou para Roger Guedes, que não conseguiu concluir com eficiência para aumentar o placar. 

O feitiço virou contra o feiticeiro

Palmeiras e Atlético-PR fizeram um primeiro tempo equilibrado, com os visitantes tentando explorar a velocidade de Erik, Dudu e Roger Guedes, que era o mais apagado entre eles. Os paranaenses, por sua vez, encontravam dificuldades para passar pelo meio, com Moisés, Tchê Tchê e Thiago Santos protegendo muito bem a defesa. Por isso, o jeito foi usar as laterais e levar perigo apenas nas bolas aéreas. Aos 43 minutos do 1º tempo, foi a vez do Palmeiras usar da mesma jogada, mas com pontaria: Vitor Hugo cabeceou sem chances para Santos. 

Jaílson aparece bem no segundo tempo

Assim como no primeiro tempo, o Atlético-PR voltou a encontrar dificuldades com a bola no chão, por causa da forte marcação feita pelo meio-campo do Palmeiras. Em jogada aérea, André Lima cabeceou quase dentro da pequena área e fez o torcedor atleticano até levantar para comemorar. Jaílson apareceu de maneira espetacular para fazer excelente defesa. Aos 25, o atacante tentou outra vez, mas agora com chute fora da área. O goleiro fez nova boa defesa. Nos acréscimos, o goleiro ainda fez excelente defesa em nova cabeceio de André. O juiz já marcava impedimento. 

Roger Guedes põe Cleiton Xavier no banco, mas some

Depois de ficar no banco de reservas em algumas partidas, Roger Guedes voltou a ser escalado como titular, ocupando vaga que era de Cleiton Xavier. O atacante não foi bem, errou algumas jogadas importantes, como uma finalização após jogada de Moisés que poderia decidir a vitória no início do segundo tempo. Depois, pareceu desligado na partida e foi substituído justamente por Cleiton Xavier.  

Fim da invencibilidade

O Atlético-PR não tinha perdido nenhuma em casa no Brasileirão até aqui. Em nove jogos, foram sete vitórias e dois empates, com 12 gols a favor e três contra. A derrota deste sábado faz a equipe cair de 85,2% no primeiro turno para 76,7% dos pontos disputados em Curitiba. Já o Palmeiras consegue a quarta vitória como visitante, totalizando aproveitamento de 46,7%. 

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 0 x 1 PALMEIRAS

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 14 de agosto de 2016 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins e Mauricio Coelho Silva Penna (ambos do RS)
Cartões amarelos: Léo, Hernani e Otávio (ATL-PR); Thiago Santos, Erik e Cleiton Xavieri (PAL)
Gols: Vitor Hugo, aos 43 min do 1º T

ATLÉTICO-PR: Santos; Léo (Rosseto), Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Yago (Marcos Guilherme) e Luciano Cabral (André Lima); Lucas Fernandes e Walter.
Técnico: Paulo Autuori.

PALMEIRAS: Jaílson; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos, Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes (Cleiton Xavier), Dudu (Rafael Marques) e Erik (Fabrício).
Técnico: Cuca.