Topo

Segurança normal e atuação ruim. Robinho deixa a Vila Belmiro sem comemorar

Do UOL, em Belo Horizonte

15/08/2016 06h00

Pela primeira vez na carreira o atacante Robinho tinha pela frente o Santos. Experiência nova para o jogador de 32 anos, revelado pelo clube paulista e com outras duas passagens pela Vila Belmiro. Ídolo e identificado com o Santos, Robinho agora é jogador do Atlético-MG e foi alvo da pressão da torcida local, no jogo desse domingo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Pendurado com dois cartões amarelos, Robinho poderia ser amarelado contra a Chapecoense, no jogo anterior, para evitar o reencontro com o Santos. Mas não. O atacante não foi advertido e se mostrava motivado para o retorno à Vila Belmiro, mesmo como adversário. E fazer pelo menos um gol era o desejo do jogador atleticano. E apesar de todo o clima hostil que era esperado por causa da presença de Robinho, nenhum esquema especial de segurança foi montado para o jogo.

Vaiado desde a entrada em campo para o aquecimento, Robinho não fez um bom jogo. Os números do Footstats deixam claro como o camisa 7 do Atlético esteve muito abaixo do que tem apresentado neste Brasileirão. Foram somente três passes certos (27) para cada errado (9). Robinho não conseguia dar sequência nas jogadas quando recebia a bola, tanto que acabou desarmado em dez oportunidades. Robinho até chegou a fazer um gol, mas estava em impedimento. Aliás, foram dois impedimentos. E na única finalização, Robinho parou em boa defesa de Vladimir.

“Torcedor pagou ingresso e se manifesta da maneira que quiser. Estou focado no jogo. Tivemos oportunidade, mas não conseguimos. É normal a pressão. Sabia que ia acontecer”, disse Robinho ao Canal Premiere, ainda no intervalo do jogo, na única entrevista durante toda a estadia na Vila Belmiro.

Robinho também errou todas as viradas de jogo (2) que tentou e todos os cruzamentos (3). A tarde do camisa 7 não foi nada feliz, completada com a derrota por 3 a 0 para o Santos. Aos 40 minutos do segundo tempo o atacante deixou o campo, para a entrada Clayton. Apesar da atuação ruim, Marcelo Oliveira acredita que o motivo não foi a pressão da torcida adversária, mas sim o desempenho do Atlético, que foi abaixo do que o time pode apresentar.

“Acho que não. O Robinho é um jogador experiente, já viveu situações pelo mundo todo, jogando por Real Madrid, na Itália. O Robinho é um jogador absolutamente experiente e que está muito feliz jogando pelo Atlético. Se nós, como time, não fizemos uma melhor atuação, foi em função da boa partida do Santos”.

A derrota por 3 a 0 fez o Atlético perder duas posições no Brasileirão, uma delas para o próprio Santos, agora com um ponto de vantagem. Atlético e Santos não vão se enfrentar mais no Brasileirão, mas seguem como concorrentes pelo título nacional. Resta saber quem vai levar a melhor nas próximas 18 rodadas. Robinho e os atleticanos ou os santistas.