Topo

Herói em 1ª passagem, Marquinho espera brecha por titularidade no Flu

Marquinho ainda não assumiu titularidade no Fluminense e espera brecha para mostrar serviço - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Marquinho ainda não assumiu titularidade no Fluminense e espera brecha para mostrar serviço Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/08/2016 06h00

A primeira passagem de Marquinho pelo Fluminense ficará para sempre marcada no coração dos tricolores. Até então desconhecido, o apoiador teve grande identificação com o clube e virou um dos heróis em 2009, quando o Flu escapou de um rebaixamento que parecia certo. No ano seguinte também foi contribuiu para o tricampeonato brasileiro.

Teve tanto destaque que foi emprestado para a Roma, que se decidiu pela compra  a temporada seguinte. Ficou na Europa até 2014, quando foi vendido para Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Assim que teve a oportunidade de voltar ao Fluminense, Marquinho não pensou duas vezes. Foi contratado com status de titular.

O apoiador, porém, ainda não assumiu tal condição na equipe. Tem ficado no banco de reservas e entrado no decorrer do segundo tempo. Ao que tudo indica, essa é uma situação temporária e Marquinho deverá assumir vaga de armador ao lado de Gustavo Scarpa.

Para que isso ocorra, porém, o Fluminense teria que mudar o esquema tático. Atualmente, o técnico Levir Culpi tem utilizado uma espécie de 4-3-3, com Wellington e Marcos Júnior aberto pelas pontas, com Henrique Dourado centralizado – Douglas, Cícero e Gustavo Scarpa completam o meio.

"Ainda estou muito atrás dos meus companheiros na questão de ritmo de jogo, então é bom ir entrando aos poucos para ajudar o time daqui a pouco", disse Marquinho após a vitória sobre o América-MG.

Assim que chegou ao Fluminense e foi apresentado junto com o novo centro de treinamento da equipe, na Barra, Marquinho não se escondeu e deixou claro que sabia da importância que teria na sua volta ao clube.

A expectativa segue alta pelo aproveitamento de Marquinho. Nesta segunda-feira, os reservas do Fluminense mostraram força e venceram o Nova Iguaçu por 2 a 1, nas Laranjeiras. E o gol da vitória saiu justamente dos pés do apoiador, após um chute fortíssimo de fora da área – Edson havia empatado.