Santos testa melhor defesa do Brasileirão contra 'renegados de Dorival'

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Divulgação/SantosFC

    Luiz Felipe e Neto Berola em treino do Santos. Os dois se enfrentam neste domingo

    Luiz Felipe e Neto Berola em treino do Santos. Os dois se enfrentam neste domingo

O Santos alcançou o status de melhor defesa do Campeonato Brasileiro na última rodada. Agora, o time de Dorival Júnior defenderá o posto pela primeira vez contra o Coritiba, neste domingo, às 18h (de Brasília), no estádio Couto Pereira, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O curioso é que a defesa de Dorival Júnior, formada por Luiz Felipe e Gustavo Henrique, encara velhos conhecidos – os atacantes Neto Berola e Leandro.

A dupla foi renegada por Dorival recentemente na Vila Belmiro. O primeiro deixou o clube após o término do Campeonato Paulista, enquanto Leandro saiu em dezembro do ano passado.

"Não sei se positiva ou negativamente (encarar ex-atletas). Podem querer jogar também, se concentrar mais, são grandes jogadores. Foram muito respeitados. Têm qualidade e condições de desequilibrar. Também temos nossos caminhos pra tentar neutralizar eles e conseguir jogar", afirmou Dorival.

O treinador explicou que a mudança de postura dos atletas fez o Santos chegar a melhor defesa da competição. Para o treinador, a marcação iniciada pelos atacantes no campo do adversário é o segredo para o sucesso. A equipe santista sofreu apenas 17 gols em 20 jogos.

"Não adianta nada ter uma equipe altamente ofensiva com possibilidade de também ser defensivas se não haver mudança postural. Foi mudança deles. Hoje nossa equipe se defende bem porque a marcação inicia nos homens de ataque, vem sendo filtrada até os defensores. E quando jogamos, somos ofensivos naturalmente, mas os jogadores de defesa participam ativamente da compactação. Trabalhando em 30 metros normal que tenha menos dificuldades de marcar e atacar. Não perdemos postura agressiva e contra-ataque, mas defensivamente tentamos de todas as formas neutralizar a ofensividade dos adversários", disse.

Para o duelo contra o Coritiba, o técnico santista contará com os retornos de Lucas Lima e Vanderlei, que cumpriram suspensão contra o Atlético-MG, no último domingo, na Vila Belmiro. Com isso, Jean Mota e Vladimir voltam para o banco de reservas.

No Coritiba, por sua vez, Neto Berola está confirmado entre os titulares. Já a escalação de Leandro, outro renegado de Dorival, depende da presença de Kleber Gladiador. O principal atacante do clube paranaense sente dores na coxa e pode desfalcar o Coxa. 

Ficha Técnica - Coritiba x Santos
 
Data e horário: 21/08/2016, às 18h (de Brasília)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Árbitro: Claudio Francisco Lima Silva (SE)
Auxiliares: Ailton Farias da Silva e Daniel Vidal Pimentel (ambos de Sergipe)
 
Coritiba: Wilson, Dodô, Luccas Claro, Juninho e César Benítez; Edinho, João Paulo e Juan; Raphael Veiga, Kleber (Leandro) e Neto Berola.
Técnico: Paulo César Carpegiani
 
Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Luis Felipe, Gustavo Henrique, Caju; Renato, Léo Cittadini, Lucas Lima, Vitor Bueno, Copete; Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior.  

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos