Topo

Seis anos depois, Ricardo Gomes reestreia pelo São Paulo com pressão

Ricardo Gomes comandará pela primeira vez o São Paulo - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Ricardo Gomes comandará pela primeira vez o São Paulo Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Do UOL, em São Paulo

21/08/2016 06h00

Seis anos depois, Ricardo Gomes está de volta ao comando do São Paulo. O objetivo principal neste momento é resgatar a confiança e os resultados neste Campeonato Brasileiro. O primeiro jogo soa como um desafio: neste domingo, às 16h (de Brasília), a equipe tricolor encara o Internacional, no Beira-Rio.

O treinador tem a reestreia em um palco de boas recordações recentes para o clube. Nos últimos três jogos em Porto Alegre foram duas vitórias e um empate. O último revés na capital gaúcha ocorreu em 2012, no Campeonato Brasileiro daquele ano.

Para tentar manter o bom retrospecto, o São Paulo contará com o retorno de Michel Bastos, fora há dois jogos. O meio-campista passou por um trabalho de recondicionamento e está liberado para jogar.

O retorno do camisa 7 surge como importante também pela questão da experiência. No Sul, apesar de apenas estrear pelo clube, Ricardo Gomes encarará um ambiente de pressão; culpa do próprio desempenho são-paulino.

Nos últimos cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro, o time tricolor venceu apenas um – foram três derrotas e um empate no período marcado pelo fim da Era Edgardo Bauza no São Paulo.

Semifinalista da Libertadores neste ano, a equipe ocupa apenas a 11ª posição na tabela de classificação. A distância para a zona do rebaixamento preocupa: apenas cinco pontos de diferença em relação ao primeiro rival dentro da degola (Figueirense, com 21 pontos).

Uma derrota no Rio Grande do Sul, portanto, poderia complicar ainda mais o Campeonato Brasileiro do São Paulo. Ricardo Gomes, logo no primeiro jogo como comandante, encara um duro desafio: a pressão precoce.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x SÃO PAULO

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 21 de agosto de 2016 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Gilberto Rodrigues Junior (Fifa-PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (ambos de PE)  

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes (Marcelo Lomba); Ceará, Paulão, Ernando e Artur; Fabinho, Eduardo Henrique, Seijas e Valdívia; Eduardo Sasha e Nico López.
Técnico: Celso Roth.

SÃO PAULO: Denis; Buffarini, Maicon, Lyanco e Mena; João Schmidt; Kelvin, Hudson, Michel Bastos e Cueva; Chavez
Técnico: Ricardo Gomes.