Topo

Gabriel Jesus voltou. Quem Cuca vai tirar da equipe titular?

Jesus voltou com a medalha de ouro no peito e a missão de fazer o Palmeiras campeão - Rivaldo Gomes/Folhapress
Jesus voltou com a medalha de ouro no peito e a missão de fazer o Palmeiras campeão Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

22/08/2016 06h00

O elenco do Palmeiras prometeu a Gabriel Jesus: 'volte com o ouro olímpico, que nós iremos manter o time na liderança'. Ambos cumpriram os objetivos traçados, mas alguém perderá o lugar para o atacante retornar a partir desta terça-feira, data da reapresentação palestrina.

O principal candidato a deixar o time é o atacante Erik. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo no último domingo, quando o Palmeiras ficou no empate por 2 a 2 com a Ponte Preta, o jogador precisará brigar com Róger Guedes e Dudu, que possivelmente retomaram um 'lugar cativo' entre os titulares.

Erik assumiu a função central de Gabriel Jesus no ataque e atuou em cinco jogos como titular; Jesus desfalcou o Palmeiras por seis confrontos. Em duas oportunidades agradou e atuou durante os 90min – diante do Atlético-PR saiu aos 43min da etapa final na vitória por 1 a 0.

Diante de Atlético-MG e Chapecoense, Erik, contudo, saiu precocemente do gramado – na derrota para os mineiros (1 a 0), acabou substituído quando restavam 20min para o fim do jogo, enquanto, diante dos catarinenses, deixou o gramado com 15min da etapa complementar.

Outro fator contrário à permanência de Erik se remete ao desempenho do trio formado por Gabriel Jesus, Róger Guedes e Dudu. O Palmeiras viveu os melhores momentos do primeiro turno com os três jogadores, que elevaram o time ao posto de principal ataque do Campeonato Brasileiro – hoje, com 38 tentos, a equipe permanece no topo deste quesito.

Por outro lado, a chance é nula de Gabriel Jesus precisar lutar por um lugar no time titular do Palmeiras. Apenas o jovem centroavante e Fernando Prass, lesionado no cotovelo, podem se dar ao luxo de um ‘lugar cativo’ entre os 11.

A importância de Gabriel Jesus explica-se também nos números. Com os dez gols anotados antes de viajar para defender a seleção na Olimpíada – 26,3% dos marcados por todo o Palmeiras no Campeonato Brasileiro -, o camisa 33 ainda ocupa a artilharia da competição.

Gabriel Jesus retornará aos treinamentos junto ao elenco nesta terça-feira, quando falará pela primeira vez na Academia de Futebol após o ouro conquistado com a seleção brasileira. Nesta segunda, todo o elenco ganhou folga.

O próximo compromisso do Palmeiras, líder do Brasileiro com 40 pontos – dois a mais do que o Atlético-MG -, está marcado para domingo, às 16h (de Brasília), contra o Fluminense, no Estádio Mané Garrincha.