Topo

Antes criticada, melhor defesa do BR vira trunfo em arrancada do Flu

Experiente Henrique é um dos símbolos do bom momento da zaga do Flu - Mailson Santana/Fluminense FC
Experiente Henrique é um dos símbolos do bom momento da zaga do Flu Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2016 06h00

No início do ano a defesa do Fluminense foi bastante criticada e vista como o calcanhar de aquiles do time. Pode-se dizer até que a falta de ajuste no setor fez com que o então técnico Eduardo Baptista deixasse o cargo.

Com a chegada de Levir Culpi, porém, o Tricolor teve uma surpresa. Mesmo com o treinador sendo conhecido pelo jogo ofensivo, a equipe teve grande melhora no sistema defensivo e não à toa assumiu o status de melhor defesa desse Campeonato Brasileiro.

Após 20 jogos disputados, o Tricolor sofreu apenas 18 gols e carrega o status ao lado do Corinthians. Curiosamente, apenas um reforço chegou para o setor – o lateral esquerdo William Matheus. O restante dos jogadores são os mesmos que sofreram críticas no início da temporada.

“Isso é uma coisa boa. São 20 times na Série A e sermos a melhor defesa dá uma alegria. Defendendo bem, gols vamos marcar”, disse o lateral direito Wellington Silva, titular absoluto da equipe.

A maior reviravolta é a de Gum. O zagueiro vinha sendo criticado desde o fim de 2015 e até mesmo iniciou a atual temporada no banco – Henrique e Marlon, hoje no Barcelona B, eram os titulares. O defensor bicampeão brasileiro com o Tricolor, no entanto, recusou deixar o clube e hoje é visto com peça fundamental pelo técnico Levir Culpi.

Vale ressaltar ainda que o Fluminense conta com Renato Chaves no banco de reservas. O jogador foi contratado junto à Ponte Preta no início do ano, quando o Tricolor já especulava uma saída de Gum. Ele, porém, fica como opção, mas conta com muita moral com a comissão técnica, que vetou sua saída algumas vezes.

O momento do Fluminense é tão bom que os jogadores ganharam dois dias de folga da comissão técnica e voltam aos trabalhos somente na tarde de quarta-feira. O próximo compromisso do Tricolor é no domingo, quando medirá forças com o líder Palmeiras, em Brasília.