Irregularidade e fracasso fora de casa frustram objetivo do Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio tem o diagnóstico para queda na classificação do Brasileiro, confirmada neste domingo (05) com a derrota para o Botafogo. A irregularidade e os repetidos fracassos longe de casa frustraram o objetivo de fazer do duelo com o Palmeiras, no próximo dia 11 um confronto direto pela primeira posição. 

O plano do Grêmio era recuperar pontuação nas últimas rodadas e chegar ao duelo com o alviverde a três ou menos de distância. Aconteceu exatamente o contrário do planejado. Com repetidos problemas longe de Porto Alegre e muita oscilação, o Tricolor está sete pontos atrás do rival e, na melhor das hipóteses, chegará quatro atrás ao jogo com o alviverde. 
 
"Fazemos projeções a cada cinco jogos, nos mantendo sempre na frente. Entramos sempre buscando os três pontos. Recuperar os pontos era importante, ficaríamos em terceiro, mas a projeção é feita jogo a jogo e depois dos resultados avaliamos para os próximos compromissos", disse o técnico Roger Machado após sofrer 2 a 1 do Botafogo em partida atrasada da 19ª rodada. 
 
A irregularidade é evidente ao analisar os resultados do Tricolor. A última vez que o time conseguiu duas vitórias em sequência aconteceu em 10 de julho, quando a vitória sobre o Figueirense combinada com a sobre o Inter ocorrida anteriormente fazia a equipe sonhar alto na competição. 
 
Desde lá, há dois meses, a irregularidade pauta a campanha. Derrota para o Sport, vitória para o São Paulo, empates contra América-MG e Santa Cruz, vitória sobre o Corinthians, derrota para o Flamengo, vitória sobre o Atlético-PR pela Copa do Brasil, empate com o Atlético-MG e por fim a derrota deste domingo. 
 
"Era um jogo atrasado do primeiro turno, estamos próximos de quem está na frente e temos que encontrar novamente o caminho das vitórias e tirar a diferença dos pontos que nos separam da frente da tabela", disse o técnico gremista. 
 
Além disso, longe do Rio Grande do Sul o Grêmio tem problemas sérios. A última vitória pelo Brasileiro distante do Estado foi contra o Atlético-MG, em maio. Fora de casa, além desta aconteceu a vitória sobre o Internacional por 1 a 0. Com mais quatro empates e cinco derrotas, o Tricolor é apenas o 10º colocado na classificação levando-se em conta apenas jogos como visitante. 
 
"As atuações fora dos nossos domínios têm sido bem abaixo. O que temos comentado é para sempre estar no bolo de cima, para no final buscar quem sabe o título. Tem muito campeonato pela frente, acreditamos no trabalho", disse o vice de futebol Alberto Guerra. 
 
O próximo compromisso do Grêmio será diante do Coritiba, na quarta-feira, fora de casa. A direção espera receber Pedro Geromel e Marcelo Grohe da seleção brasileira em tempo de atuar. Miller Bolaños, que atua no Peru pelo Equador, não deve ter condições de jogo. 
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos