Topo

Árbitro que expulsou L.Lima tem histórico de cartões por 'cera' no 1º tempo

O árbitro Raposo durante Inter x Santos - PEDRO H. TESCH/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO - PEDRO H. TESCH/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO
O árbitro Raposo durante Inter x Santos
Imagem: PEDRO H. TESCH/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO

Emerson Vicente

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/09/2016 17h57

Dar cartão amarelo por 'cera' no primeiro tempo não é algo raro na temporada do árbitro Rodrigo Batista Raposo.

O juiz de 37 anos já apitou 17 jogos de competições nacionais nesta temporada (sendo 6 na Série A do Brasileiro e 4 da Copa do Brasil). Mas foi no duelo entre Inter e Santos que acabou virando foco. O principal ponto: a expulsão do meia santista Lucas Lima, que levou dois amarelos por "retardar o início do jogo" ainda na primeira etapa.

Juiz do Distrito Federal e aspirante à Fifa, ele já deu 89 amarelos no ano, sendo que 9 deles foram por esse motivo. Entre essas advertências por cera, ele já havia distribuído cartões logo no primeiro tempo nos jogos São Raimundo x Juazeirense, pela Série D do Brasileiro, e Vitória x Portuguesa, pela Copa do Brasil. No duelo no Beira-Rio, na noite de quinta (8), além de Lucas Lima, o atacante santista Ricardo Oliveira também recebeu o amarelo pelo mesmo motivo ainda na primeira etapa.

Servidor público da Secretaria de Planejamento, Gestão e Orçamento do Distrito Federal, Raposo é formado em administração e está no quadro de arbitragem da CBF desde 2005.

Antes de expulsar Lucas Lima, Raposo havia mostrado apenas um cartão vermelho nesta temporada. Foi de forma direita, para Jaquinha, do São Raimundo-PA na vitória do Juazeirense por 3 a 1, após o jogador do time paraense agredir o volante Everlan, do time baiano, pela Série D do Brasileiro.

Em termos de resultado, Raposo é o árbitro mais "caseiro" do Brasileirão. Nos seis jogos que apitou na Série A, o mandante saiu com a vitória em todos. Ele é o único com "100% de aproveitamento" para os donos da casa.

Somando os 17 jogos nacionais, foram 11 vitórias dos mandantes, dois empates e quatro triunfos dos visitantes.