Topo

Diferenças e semelhanças de 2009: Palmeiras líder, e Fla sem 'cheirinho'

Flamengo e Palmeiras voltam a protagonizar a disputa pelo título brasileiro - Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Flamengo e Palmeiras voltam a protagonizar a disputa pelo título brasileiro Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

13/09/2016 06h00

O blogueiro Rodrigo Mattos traçou um panorama sobre as diferenças entre Palmeiras e Flamengo de 2009, quando disputaram o título do Campeonato Brasileiro, e as atuais versões. Mas, na bola, como os dois times se encontravam ao final da 24ª rodada?

O UOL Esporte relembra o panorama encontrado por paulistas e cariocas depois de 24 jogos disputados no Brasileiro de 2009. Os dois clubes duelam, agora em 2016, pela 25ª rodada, na qual ambos surgem como os dois favoritos para a conquista da competição.

Sete anos se passaram, e o Palmeiras, assim, como em 2009, entra na reta decisiva do Campeonato Brasileiro como principal favorito ao título.

Em contrapartida, o Flamengo, atual vice-líder e campeão da Série A há sete temporadas, encontrava-se longe da disputa pelas primeiras colocações. O ‘cheirinho’ tão ressaltado pelo torcedor, na época, não existia.

Depois de 24 partidas, nenhum torcedor do time alviverde enxergava o adversário carioca como motivo de preocupação.

Apenas um ponto (47 a 46) separa os dois clubes na atual edição do campeonato. Há sete anos, contudo, a diferença alcançava quase uma dezena de pontos.

Enquanto o Palmeiras liderava com 44 pontos - vantagem mínima, na época, sobre Internacional e São Paulo -, o Flamengo ocupava apenas a oitava colocação, com 36.

O clube rubro-negro embalou a partir da 24ª rodada no Brasileiro de 2009. Em 14 rodadas finais, Petkovic, Adriano e companhia somaram dez vitórias, três empates e apenas uma derrota. O retrospecto animador ainda acabou reforçado pela queda dos rivais, especialmente o Palmeiras.

O time de Palestra Itália triunfou cinco vezes no período, empatou três e caiu em seis oportunidades – uma delas no confronto direto contra o Flamengo, em São Paulo, na 30ª rodada da competição.

Cenários distintos

Se em 2016, ambos os concorrentes chegam embalados. Há sete anos, um procurava se estabelecer, enquanto o outro iniciava a arrancada que resultaria em uma conquista improvável para o cenário apresentado após 24 partidas de Campeonato Brasileiro.

Na 25ª rodada da Série A-2009, o Palmeiras venceu o Cruzeiro por 2 a 1, em pleno Mineirão; o resultado reabilitou o time da derrota para o Vitória, em Salvador. Agora, o empate sem gols com o Grêmio, no Sul, é tratado como um motivo de comemoração.

Já o Flamengo, há sete anos, passou pelo Coritiba por 3 a 0, no Rio de Janeiro, e iniciou a arrancada rumo ao título. Antes disso, a equipe rubro-negra acumulava três partidas de invencibilidade e iniciava a briga, até então, pelo grupo de classificados à Libertadores.

Ao contrário do último título nacional, o Flamengo chega para a 25ª jornada mais encorpado. São quatro triunfos consecutivos e o embalo necessário para crer que, em duelo direto com o Palmeiras, a liderança terminará no colo rubro-negro e reforçará o ‘cheirinho’ tão entoado pelos torcedores.