Topo

Três motivos mostram por que Palmeiras e Fla chegam confiantes para decisão

Palmeiras e Flamengo fazem um duelo de líderes pela 25ª rodada da Série A - Pedro Martins/AGIF
Palmeiras e Flamengo fazem um duelo de líderes pela 25ª rodada da Série A Imagem: Pedro Martins/AGIF

José Edgar de Matos e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ)

13/09/2016 12h00

Líderes do Campeonato Brasileiro e separados por um ponto, Palmeiras e Flamengo entram em campo nesta quarta-feira, a partir das 21h45 (de Brasília), no Allianz Parque, para um duelo com caráter decisivo. Afinal, trata-se do último encontro direto entre dois dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro.

Ambos chegam ao duelo na capital paulista com a confiança em alta - inclui-se elenco, treinadores e torcida. Mas, afinal, quais os motivos mais plausíveis para palmeirenses e flamenguistas demonstrarem tamanho otimismo antes da 'final' deste meio de semana?

O UOL Esporte aponta três motivos para os torcedores (de ambos os clubes) confiarem em uma vitória e numa arrancada para a conquista do Campeonato Brasileiro de 2016.

Palmeiras

Verde maduro

Um 0 a 0 contra o Grêmio, em plena Arena, em partida na qual sofreu durante a maior parte do tempo seria o suficiente para justificar a 'maturidade' do atual elenco comandado por Cuca. No entanto, os números diante dos concorrentes diretos explicam o porquê deste Palmeiras ser favorito no Brasileiro.

Diante dos seis primeiros colocados da competição, o clube alviverde possui o melhor retrospecto dentro deste grupo. Em seis partidas foram três vitórias (Flamengo, Corinthians e Grêmio), dois empates (Santos e Grêmio) e uma derrota (Atlético-MG) - aproveitamento de 61,1%.

Flaguês?

Adversário direto desta quarta-feira, o Flamengo sofre para bater a equipe paulista. Nos últimos dez confrontos diante dos cariocas, o Palmeiras perdeu em apenas uma oportunidade - 4 a 2 em 2014, partida marcada pela primeira lesão de Fernando Prass no cotovelo. Foram cinco vitórias e quatro empates para os paulistas.

Allianz Parque

O 'fator casa', presente no decisivo encontro desta quarta-feira, tem feito a diferença para Cuca e companhia. O Palmeiras possui o melhor retrospecto como mandante no Campeonato Brasileiro (80,5%). São nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota (1 a 0 para o Atlético-MG).

Flamengo

Visitante indigesto

Enquanto o Palmeiras gaba-se do aproveitamento em casa, o Flamengo desembarca em São Paulo como o melhor visitante da Série A em 2016. O resultado positivo do último sábado contra o Vitória deixou o clube do Rio de Janeiro com 55,5% de aproveitamento longe do torcedor - seis triunfos, quatro derrotas e dois empates.

Acabou o caô, o Diego chegou!

O Diego chegou, e voou. O meia de 31 anos rapidamente tornou-se um dos destaques da arrancada flamenguista. Desde que o camisa 35 desembarcou na Gávea, o Flamengo só venceu: cinco triunfos consecutivos, sendo quatro pelo Campeonato Brasileiro. Neste período, a nova referência da equipe anotou dois gols.

Renascimento dos questionados

Dois dos atletas mais 'cornetados' pelo torcedor flamenguista possuem fundamental papel nesta arrancada da equipe rumo à briga pelo título brasileiro. O lateral direito Pará e o meia-atacante Gabriel, nos últimos jogos, cresceram de rendimento sob o comando de Zé Ricardo. Gabriel, inclusive, foi às redes contra Ponte Preta e Vitória.