Topo

Sem Jesus, Palmeiras cai e vira time de 'meio de tabela' no Brasileiro

Gabriel Jesus ainda é dúvida para o jogo contra o vice-líder Flamengo - Julia Chequer/Folhapress
Gabriel Jesus ainda é dúvida para o jogo contra o vice-líder Flamengo Imagem: Julia Chequer/Folhapress

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/09/2016 12h00

Ainda tratado como dúvida por Cuca e comissão técnica para o compromisso desta quarta-feira contra o Flamengo, Gabriel Jesus inegavelmente possui um papel fundamental no elenco do Palmeiras. Fora o fato de possuir o peso de um camisa 9 do Brasil, o atacante vê a equipe sofrer durante os períodos de ausência, seja por suspensão, lesão ou seleção.

Líder do Campeonato Brasileiro com 47 pontos, o Palmeiras não contou com Jesus em sete partidas, das quais venceu apenas duas: Vitória e Atlético-PR, equipes longe da parte de cima da tabela, como o caso do Flamengo, adversário desta rodada.

Neste período sem Jesus, o Palmeiras acumula ainda mais três empates (Santos, Chapecoense e Ponte Preta) e perdeu dois jogos (Atlético-MG e Botafogo). Contra santistas e atleticanos, rivais diretos pelas primeiras posições, apenas um ponto somado.

O retrospecto nestes sete confrontos se encontra aquém do desempenho palestrino no restante do Campeonato Brasileiro. Os nove pontos conquistados em 21 correspondem a 42,8% de aproveitamento, número que deixaria a equipe na modesta 13ª posição.

Diante do Flamengo, em caso de ausência do principal goleador - Jesus é o vice-artilheiro do Brasileiro com 10 gols -, o Palmeiras luta para desapegar-se do camisa 33, com quem viveu os melhores momentos na competição após 24 jornadas.

O desempenho sem o centroavante contrasta com a regularidade apresentada pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Com 47 pontos somados até o duelo desta quarta-feira, a equipe de Palestra Itália atinge a casa dos 65% de aproveitamento na competição.

Cuca e a comissão técnica anunciarão a escalação (ou não) de Gabriel Jesus apenas no Allianz Parque, horas antes do compromisso diante do Flamengo. O jogador, que treinou separado do grupo na terça-feira, se concentrou com o elenco e irá ao estádio para, no mínimo, prestigiar o jogo decisivo.