Topo

Dependência? Robinho foi decisivo em 40% dos pontos do Atlético-MG

Robinho comemora um de seus gols pelo Atlético-MG na atual temporada - Divulgação/Atlético-MG
Robinho comemora um de seus gols pelo Atlético-MG na atual temporada Imagem: Divulgação/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

15/09/2016 06h00

O que seria do Atlético-MG na atual edição do Campeonato Brasileiro se não fosse Robinho? É quase impossível imaginar a manutenção dos mineiros no topo da tabela sem o craque. E os números obtidos por ele na trajetória do time corroboram com este pensamento.

O Rei das Pedaladas foi fundamental em sete rodadas da principal competição nacional. Seja com gols ou assistências, ele protagonizou cinco triunfos e duas igualdades, o que equivale a 17 dos 42 pontos conquistados pela equipe de Marcelo Oliveira. O número representa 40,47% da campanha.

Sem a participação decisiva do artilheiro da competição, autor de 11 gols, o Atlético alcançou 25 pontos. Só com a pontuação garantida pelo jogador o clube já estaria à frente do América-MG, com 15. A quantidade mostra a importância do atleta para a equipe.

O atacante tornou-se protagonista no empate por 4 a 4 com o Sport na Ilha do Retiro. Na ocasião, ele marcou duas vezes e deu duas assistências, garantindo um empate. Ele ainda foi preponderante para a vitória por 1 a 0 sobre o América, ao assinalar o único gol do confronto.

Na reta final do primeiro turno, o craque apareceu em mais três confrontos. O triunfo por 2 a 1 sobre o Coritiba contou com dois gols dele. Na surpreendente vitória sobre o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, o atleta deixou o volante Leandro Donizete em condição de marcar o único gol do jogo. E na goleada sobre o Santa Cruz, por 3 a 0, no Independência, o jogador voltou a celebrar e deu assistência para o gol de Luan.

Robinho garantiu o resultado positivo (1 a 0) contra o Atlético-PR no Campo do Horto ao balançar a rede de Santos em cobrança de pênalti. Por fim, o camisa 7 deixou a condição de suplente em Porto Alegre para igualar o jogo contra o Grêmio em 1 a 1.

Os jogos em que Robinho foi decisivo:
5/6 - Sport 4 x 4 Atlético - 2 gols e 2 assistências
26/6 - América-MG 0 x 1 Atlético - 1 gol
19/7 - Atlético 2 x 1 Coritiba - 2 gols
24/7 - Palmeiras 0 x 1 Atlético - 1 assistência
31/7 - Atlético 3 x 0 Santa Cruz - 1 gol e 1 assistência
21/8 - Atlético 1 x 0 Atlético-PR - 1 gol
28/8 - Grêmio 1 x 1 Atlético - 1 gol

Ficha técnica
Atlético-MG x Sport

Motivo: 25ª rodada do Brasileiro
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Data: 15 de setembro de 2016 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP/Fifa) e Herman Brumel Vani (SP)

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca e Lucas Cândido (Júnior Urso); Clayton, Pratto, Robinho (Juan Cazares) e Fred.
Técnico: Marcelo Oliveira.

Sport
Magrão; Samuel, Matheus, Durval e Rodney; Paulo Roberto, Neto Moura e Gabriel Xavier; Rogério, Everton Felipe e Ruiz.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.