Topo

Eduardo Baptista? Zago? Blogueiros opinam qual técnico ideal para o Grêmio

Eduardo Baptista comanda a Ponte Preta no Brasileirão - Rodrigo Villalba/Photopress/Estadão Conteúdo
Eduardo Baptista comanda a Ponte Preta no Brasileirão Imagem: Rodrigo Villalba/Photopress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

15/09/2016 13h55

Após um ano e quatro meses à frente do Grêmio, Roger deixou o cargo de treinador da equipe tricolor. Agora, o clube tem pouco tempo para contratar um novo técnico, que termine os três meses restantes do Campeonato Brasileiro e também planeje a equipe para a próxima temporada.

Os blogueiros do UOL Esporte opinaram sobre quem seria o nome ideal para substituir Roger no comando do time gaúcho. Eduardo Baptista, atualmente na Ponte Preta, foi o nome mais mencionado. Confira:

Juca Kfouri: Eduardo Baptista seria a melhor opção para o Grêmio em fase de reconstrução.

Vitor Birner: Os empregados Cuca e Dorival, que o Grêmio não tem como buscar, ou Tite, que nem escutaria a oferta nesse momento. O ideal seria optar por estrangeiro como Coudet, Rueda, Antonio Mohamed, Gustavo Quinteros e outros podem agregar virtudes ao que Roger fez pela agremiação. Os cartolas devem saber qual proposta de futebol querem, se o elenco pode colocar em prática tal ideia de futebol, e contratar alguém com o perfil necessário. Nada de escolha aleatória. Tem que ser técnica e embasada em planejamento consistente e realista diante da qualidade dos jogadores.

Alexandre Praetzel: Pelo momento, Adilson Batista poderia fechar os três meses da temporada. Conhece o clube e trabalhou em 2003 e 2004. A médio prazo, vejo Antônio Carlos Zago como bom nome. Faz trabalho interessante no Juventude. Foi vice-campeão gaúcho, eliminando o Grêmio, e luta por uma vaga nas quartas de final da Série C.

Menon: O presidente do Grêmio disse ontem que o clube tem como estratégia privilegiar a base em 2017. Buscaria então um treinador novo, para montar um time com orçamento barato. Eduardo Batista ou Antônio Carlos Zago.

Julio Gomes: Grêmio precisa pensar no longo prazo, não em qualquer coisa no atual Brasileiro. Dentro da linha "por que não meu ex-rival?", eu especulo. Por que não Abelão?

André Rocha: Dentro do que propõe a gestão do Grêmio - dar oportunidades aos talentos da base e manter os pés no chão em termos financeiros -, o melhor nome seria Eduardo Baptista, que faz ótimo trabalho na Ponte Preta, é atualizado conceitualmente como Roger e encontraria no time gaúcho, em tese, um ambiente mais saudável para trabalhar que no confuso Fluminense de Fred e Ronaldinho Gaúcho em 2015. Parece mais pronto para mudar de patamar como treinador.