Topo

Grêmio traça novo objetivo e vai apostar tudo na Copa do Brasil

Time gaúcho deve anunciar neste domingo novo departamento de futebol - RODRIGO RODRIGUES/GREMIO FBPA
Time gaúcho deve anunciar neste domingo novo departamento de futebol Imagem: RODRIGO RODRIGUES/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/09/2016 06h00

O oitavo lugar, no começo da 26ª rodada, e a queda de rendimento fizeram o Grêmio agir. Mais do que trocar o treinador e reformar o departamento de futebol, o clube gaúcho agora tem um novo objetivo claro: focar suas forças e jogar toda atenção possível na Copa do Brasil. O Brasileirão passará a ser esteira para o time se preparar e buscar êxito no torneio.

Ainda sob o comando de Roger Machado, o Grêmio venceu o Atlético-PR no jogo de ida das oitavas de final. A partida de volta acontece na quarta-feira e deve marcar a reestreia de Renato Gaúcho como treinador do clube.

O ídolo ouvirá reiteradas vezes que a meta é correr atrás do título da Copa do Brasil. A ideia é simples: nesta competição, as chances de conquista são maiores.

No Campeonato Brasileiro, o Grêmio soma 37 pontos. A diferença em relação ao líder Palmeiras já chegou aos 14 pontos. A distância em relação ao G4 pode aumentar no domingo.

Para ser campeão, o Grêmio precisa confirmar a vantagem e eliminar o Atlético-PR. Depois, se a jornada for perfeita, restarão seis partidas. O caráter dos duelos e o espaçamento maior entre as fases também servem de alento.

Além da óbvia busca por algo que não consegue desde 2001, um título nacional, o Grêmio também já está de olho em sua eleição presidencial. O triunfo na Copa do Brasil fortalece a política da atual gestão, assim como fracasso após os recentes problemas de gestão levam ao efeito contrário.

Antes de seguir em sua nova obsessão, o Grêmio recebe o Fluminense. James Freitas, auxiliar de Roger Machado, será o treinador interino. A partida diante dos cariocas é um confronto direto na tabela do Brasileirão. Mas é encarada principalmente como chance de recuperar moral, elevar a confiança do grupo de jogadores.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLUMINENSE

Data e hora: 18/09/2016 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Edson Antonio de Sousa (GO)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Walace, Jailson, Douglas, Pedro Rocha e Luan
Técnico: James Freitas

FLUMINENSE: Júlio César; Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas, Cícero, Marquinho, Gustavo Scarpa e Marcos Junior; Magno Alves
Técnico: Levir Culpi