Topo

Flamengo e Fluminense viram inspiração do Inter contra o rebaixamento

Inter tem 27 pontos e planeja mais cinco vitórias para escapar da degola - Ricardo Duarte/Internacional
Inter tem 27 pontos e planeja mais cinco vitórias para escapar da degola Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Do UOL, em Porto Alegre

25/09/2016 06h00

O rebaixamento bate à porta do Internacional, mas os cálculos ainda deixam margem para escapada. Na luta contra a degola, o time gaúcho se apega a exemplos de clubes em situações difíceis na reta final de temporadas passadas. A lista tem Flamengo de 2005, Fluminense de 2009 e até o Ceará, do ano passado, na Série B do Campeonato Brasileiro.

As lembranças surgem como alento para o momento de total dificuldade. Com uma vitória nas últimas 18 rodadas do Brasileirão, o Inter tem 35% de aproveitamento.

E iniciou a 27ª rodada do Brasileirão dois pontos abaixo do primeiro time fora da zona do rebaixamento, o Vitória.

Durante a viagem de uma semana longe de Porto Alegre, integrantes da diretoria e jogadores trocaram ideias. Experiências. O goleiro reserva Marcelo Lomba foi citado como um dos que lembrou de outras campanhas ruins que se salvaram.

“Todos os sinais onde pudermos nos apegar são importantes. Temos exemplo de outros clubes. O Lomba lembrou do Flamengo em 2005, com o Joel Santana. Precisava vencer todos os jogos na reta final e venceu. Tem o Fluminense de 2009, que tinha 0,01% de chance e conseguiu. O Ceará com o Lisca, que nós conhecemos bem no Inter, na Série B”, disse Fernando Carvalho, vice de futebol do Inter.

Os três exemplos citados viviam situações, matematicamente, piores que o Internacional. Com 12 jogos pela frente, seis em casa e seis fora, o clube gaúcho já tem seu próprio cálculo para escapar da degola. A ideia é conquistar cinco vitórias e pelo menos um empate.

“Com cinco vitórias e um empate nós vamos permanecer na primeira divisão. Nós não vamos cair, não vamos. Se é para falar, vamos falar. Não vamos cair”, afirmou Carvalho.

Neste domingo, contra o Atlético-MG, o Inter tem mais uma chance de se aproximar os exemplos que usa. Tem uma nova oportunidade para começar a reação e, no futuro, virar exemplo para outros times em apuros.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X INTERNACIONAL

Data e hora: 25/09/2016 (domingo), às 18h30min (Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (FIFA)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (ambos de PE)

ATLÉTICO-MG: Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Júnior Urso (Donizete), Rafael Carioca, Cazares e Clayton (Pratto); Robinho e Fred
Técnico: Marcelo Oliveira

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Alex (Artur); Rodrigo Dourado, Fabinho, Eduardo Henrique (Anselmo), Valdívia e Seijas; Nico López (Aylon)
Técnico: Celso Roth