Topo

Fred completa 600 jogos na carreira e reencontra primeira vítima na Série A

Em 599 jogos como jogador profissional, Fred tem 330 gols feitos. Pelo Atlético-MG foram sete - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Em 599 jogos como jogador profissional, Fred tem 330 gols feitos. Pelo Atlético-MG foram sete Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/09/2016 06h00

Neste domingo o Atlético-MG tem um jogo importante pelo Campeonato Brasileiro. Na briga pelo título nacional, a equipe mineira recebe o Internacional, pela 27ª rodada. Vencer significa seguir no encalço de Palmeiras e Flamengo, os dois primeiros colocados. Para isso, o Atlético conta com os gols de Fred, que vai viver uma noite especial. O atacante vai completar 600 partidas como jogador profissional.

No começo, pelo América-MG, em 2003, Fred já dava mostras que seria um grande goleador. E desde a estreia, em janeiro daquele ano, até hoje, o centroavante tem 330 gols anotados. Além do América, Fred também fez gols por Cruzeiro, Lyon, da França, Fluminense, Atlético e seleção brasileira.

Dos 330 gols, grande parte foram pelo Fluminense, clube que defendeu por mais tempo, por cerca de sete anos. Foram 172 tentos, que faz do atacante o terceiro maior goleador na história do clube carioca. Outra marca importante alcançada por Fred é topo na lista dos goleadores do Brasileirão na era dos pontos corridos. Desde 2003, nenhum outro jogador fez tantos gols em jogos do Brasileiro como fez Fred.

E tudo começou contra o Internacional. Foi diante do adversário do Atlético, nesta noite, que Fred marcou o primeiro gol na Série A. Como é uma marca na carreira do atleta, Fred estreou pelo Cruzeiro numa partida contra o Inter, pelo Brasileirão de 2004. Aos 20 anos, o centroavante fez o primeiro do triunfo celeste por 2 a 0.

“São muitos jogos, num nível técnico bom, elevado. Me sinto bem. Olho para trás e parece que foi ontem, mas as coisas estão caminhando bem. Ainda faltam muitas coisas para ganhar, muitos gols para fazer. Mas eu vou encarar de uma forma natural, é apenas uma marca que me deixa mais feliz e satisfeito como jogador”.

Já que faltam muitos gols para serem feitos, certamente a torcida do Atlético espera que pelo menos um seja neste domingo. E Fred não pensa diferente. Para o jogo em que vai completar 600 partidas como profissional, a 19ª pelo clube alvinegro, o centroavante convoca a torcida para lotar o estádio.

“Grande parte da nossa força aqui (em Belo Horizonte) é o torcedor, essa empolgação que vem da arquibancada. Isso nos motiva ainda mais, com certeza pressiona mais os adversários, que sente o caldeirão que é o Independência”.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X INTERNACIONAL

Data: 25 de setembro de 2016, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (FIFA)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (ambos de PE)

ATLÉTICO-MG: Victor, Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso e Cazares; Clayton, Robinho e Fred.
Técnico: Marcelo Oliveira.

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Alex (Artur); Rodrigo Dourado, Fabinho, Eduardo Henrique (Anselmo), Valdívia e Seijas; Nico López (Aylon).
Técnico: Celso Roth.