Palmeiras supera longevidade do time de 2009 na liderança do Brasileiro

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

Fundamental para as pretensões na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, o resultado de 2 a 1 contra o Coritiba fez o Palmeiras alcançar uma importante marca dentro dos pontos corridos. O triunfo no último sábado (24) torna a equipe comandada por Cuca a 'mais líder' nos pontos corridos.

A comparação tem por base a geração de 2009, que levou o Palmeiras à disputa pelo título nacional. Há sete anos, o time permaneceu 17 rodadas na liderança do Brasileiro, enquanto Gabriel Jesus, Dudu e companhia alcançaram a 18ª jornada na ponta da competição agora em 2016.

O Palmeiras terminará a 27ª rodada da Série A na primeira colocação, independente do resultado do Flamengo, que entra em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), para encarar o Cruzeiro, em Cariacica.

A vitória sobre o Coritiba deixou o clube palestrino com 54 pontos, quatro a mais do que o rival rubro-negro, que necessita do resultado positivo para seguir próximo aos paulistas na disputa pelo título.

Em números brutos de pontuação, a geração Cuca também superou a equipe de 2009 neste sábado. Após 27 rodadas, o Palmeiras somou 53 pontos há sete anos, um a menos do que a atual formação.

Esta marca comprova a regularidade encontrada pela comissão técnica com o atual elenco. Desde a primeira rodada, quando goleou o Atlético-PR por 4 a 0 no Allianz Parque, o Palmeiras surgiu como um dos candidatos às primeiras colocações na tabela.

Além de estar a um jogo de completar um turno inteiro na liderança, o Palmeiras por poucas vezes saiu do G-4, grupo responsável por garantir a classificação à próxima edição da Copa Libertadores da América.

Das 27 rodadas de Campeonato Brasileiro, o Palmeiras terminou fora apenas em três, todas no início da competição: segunda (derrota para a Ponte Preta por 2 a 1), quarta (queda por 1 a 0 no clássico contra o São Paulo, no Morumbi) e quinta, quando venceu o Grêmio por 4 a 3, mas não contou com os tropeços dos adversários.

Líder da competição mais importante do futebol nacional, o Palmeiras agora 'vira a chave' e pensa somente na Copa do Brasil. Na segunda-feira, o elenco se reapresenta e inicia a preparação para o duelo contra o Grêmio, em Porto Alegre, válido pela primeira partida das quartas de final do torneio.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos