Topo

Palmeiras supera longevidade do time de 2009 na liderança do Brasileiro

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/09/2016 06h00

Fundamental para as pretensões na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, o resultado de 2 a 1 contra o Coritiba fez o Palmeiras alcançar uma importante marca dentro dos pontos corridos. O triunfo no último sábado (24) torna a equipe comandada por Cuca a 'mais líder' nos pontos corridos.

A comparação tem por base a geração de 2009, que levou o Palmeiras à disputa pelo título nacional. Há sete anos, o time permaneceu 17 rodadas na liderança do Brasileiro, enquanto Gabriel Jesus, Dudu e companhia alcançaram a 18ª jornada na ponta da competição agora em 2016.

O Palmeiras terminará a 27ª rodada da Série A na primeira colocação, independente do resultado do Flamengo, que entra em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), para encarar o Cruzeiro, em Cariacica.

A vitória sobre o Coritiba deixou o clube palestrino com 54 pontos, quatro a mais do que o rival rubro-negro, que necessita do resultado positivo para seguir próximo aos paulistas na disputa pelo título.

Em números brutos de pontuação, a geração Cuca também superou a equipe de 2009 neste sábado. Após 27 rodadas, o Palmeiras somou 53 pontos há sete anos, um a menos do que a atual formação.

Esta marca comprova a regularidade encontrada pela comissão técnica com o atual elenco. Desde a primeira rodada, quando goleou o Atlético-PR por 4 a 0 no Allianz Parque, o Palmeiras surgiu como um dos candidatos às primeiras colocações na tabela.

Além de estar a um jogo de completar um turno inteiro na liderança, o Palmeiras por poucas vezes saiu do G-4, grupo responsável por garantir a classificação à próxima edição da Copa Libertadores da América.

Das 27 rodadas de Campeonato Brasileiro, o Palmeiras terminou fora apenas em três, todas no início da competição: segunda (derrota para a Ponte Preta por 2 a 1), quarta (queda por 1 a 0 no clássico contra o São Paulo, no Morumbi) e quinta, quando venceu o Grêmio por 4 a 3, mas não contou com os tropeços dos adversários.

Líder da competição mais importante do futebol nacional, o Palmeiras agora 'vira a chave' e pensa somente na Copa do Brasil. Na segunda-feira, o elenco se reapresenta e inicia a preparação para o duelo contra o Grêmio, em Porto Alegre, válido pela primeira partida das quartas de final do torneio.