Topo

Força do elenco! Trio de reservas tem sido decisivo em arrancada do Fla

Márcio Cunha / Mafalda Press
Imagem: Márcio Cunha / Mafalda Press

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/09/2016 06h00

O Flamengo mantém a cada jogo o bom desempenho na temporada. Mesmo quando o time perde alguns atletas por lesão ou suspensão, o nível de atuação é mantido. Além do bom trabalho do técnico Zé Ricardo, esse sucesso se deve ao bom momento dos reservas, casos de Alan Patrick, Mancuello e Fernandinho, por exemplo.

Além da chegada de Diego, que conta com vaga cativa no time titular, o Flamengo viu de maneira surpreendente jogadores como Everton e Gabriel crescerem de produção. Tanto que a dupla, que desempenha papel tático importantíssimo, hoje é fundamental no esquema de Zé Ricardo.

Isso fez com que jogadores mais tarimbados perdessem espaço no time. Mesmo no banco de reservas, eles seguem valorizados e tem correspondido quando são acionados. Três jogadores chamam atenção nesse sentido: Alan Patrick, Mancuello e Fernandinho.

O primeiro foi barrado por Diego. Mesmo assim, mostra-se importantíssimo na campanha do Flamengo. Ele é uma alternativa ao craque do time ou até mesmo um complemento em muitas das vezes. Quando o Rubro-Negro encontra dificuldade em furar a retranca do adversário, Alan Patrick é uma grande opção.

Situação parecida vive Mancuello, que perdeu espaço após se lesionar no Carioca. Mesmo no banco de reservas é um coringa para o treinador, que pode escalá-lo mais recuado ou na armação do time. A qualidade no passe e a dinâmica de jogo são armas utilizadas nos jogos.

Fernandinho, por sua vez, dá mais profundidade ao Flamengo, ao entrar nas vagas de Everton ou Gabriel. Perde em marcação e, justamente por isso, é utilizado em momentos bem específicos, normalmente mais no fim do jogo, quando o time está na tática do ‘abafa’.

“A gente não bota jogador na partida para ele fazer o gol. A gente faz as substituições para ver o crescimento da equipe, inibir alguma coisa que colocaram contra a gente. Mais importante que isso é que eles entendem. A equipe é generosa, tem prazer em ajudar, fazer cobertura, desarmar e vibrar com isso. Sabe onde quer chegar. É um grupo que gosta de estar junto, trabalhar. Temos que manter humildade e pés no chão”, elogiou o técnico Zé Ricardo.

Além do trio, o Flamengo ainda conta com outras opções que tem feito menos sucesso, mas também corresponderam quando entraram: Emerson Sheik, Leandro Damião, Felipe Vizeu, Rodinei, Juan, Cuellar, entre outros. Mais que um time, o Rubro-Negro tem um elenco que faz valer a briga pelo título do Brasileiro.