Cruzeiro bate o Grêmio no Mineirão e deixa a zona de rebaixamento

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

O Cruzeiro venceu o Grêmio, na noite deste sábado (1º), por 1 a 0, no Mineirão, e se distanciou da zona de rebaixamento em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Henrique, a equipe comandada por Mano Menezes deixa também o posto de pior mandante do torneio.

Com o resultado obtido no Gigante da Pampulha, os mineiros chegam a 33 pontos e deixam o Figueirense, que enfrentará o Internacional nesta noite, em seu lugar na zona da degola. O Coritiba também pode ultrapassar a equipe de Belo Horizonte em caso de triunfo. O Grêmio, por sua vez, se distancia da briga pelo G-4. Com 40, a equipe está a oito do Santos, quarto colocado.

O melhor: Henrique marca e garante triunfo do Cruzeiro

O volante foi o melhor em campo. O gol contribuiu muito para a escolha, mas não foi o único motivo. Bem na marcação, o meio-campista impediu que Douglas criasse situações de gol para o visitante.

Grêmio joga no erro do adversário e peca na finalização

O visitante tentou chegar ao ataque por meio dos erros cometidos pelo Cruzeiro e até conseguiu, mas parou nas boas defesas de Rafael. Pedro Rocha, Douglas e Luan tinham a incumbência de se aproximar dos defensores rivais e incomodar o goleiro rival. O trio, contudo, não estava com a pontaria calibrada.

Excesso de preciosismo impede mais gols do Cruzeiro

Ramón Ábila, Rafinha, Rafael Sóbis e Robinho tiveram boas oportunidades de estufar a rede de Bruno Grassi. Os homens de frente, contudo, desperdiçaram as chances criadas. O centroavante argentino chegou a receber de frente com o goleiro adversário, mas tentou aplicar drible em Geromel ao invés de finalizar e desperdiçou o que poderia ser o primeiro gol do Cruzeiro. Só no 2º tempo Henrique conseguiu balançar a rede adversária.

Ramón Ábila alcança maior jejum de gols do ano

Autor de nove gols em 17 partidas com a camisa do Cruzeiro, Wanchope alcançou a sua maior sequência sem balançar as redes adversárias em 2016. O centroavante chegou, neste sábado (1º), à marca de seis jogos sem nenhuma celebração sequer. A última vez que o camisa 50 estufou a meta foi em 8 de setembro, no triunfo sobre o América-MG por 2 a 0, no estádio Independência. Desde então, ele passou em branco contra Botafogo (duas vezes), Atlético-MG, Flamengo, Corinthians e Grêmio.

Ramiro aplica belo chapéu e arranca aplausos de gremistas

Escalado na função de Giuliano, o meio-campista fez uma belíssima jogada no primeiro tempo do confronto. Após receber lateral cobrado por Wallace Oliveira, Ramiro aplicou chapéu em Edimar e tentou passe para Luan. A defesa do Cruzeiro, contudo, afastou o perigo na ocasião. O lance do jogador arrancou aplausos da torcida visitante que compareceu ao Mineirão neste sábado (1º).

Resultado tira Cruzeiro do posto de pior mandante do Brasileiro

O triunfo foi suficiente para tirar o Cruzeiro do posto de pior mandante da Série A. Com o resultado, a equipe chega a 17 pontos conquistados em 14 partidas dentro de seus domínios. Agora, o último colocado neste quesito é o Santa Cruz, com 16 em 13 rodadas. A equipe pernambucana recebe o Palmeiras, nesta segunda-feira (3), e pode recolocar os mineiros na vaga.

Ficha técnica
Cruzeiro x Grêmio

Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 1º de outubro de 2016 (sábado)
Horário: às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

Gol: Henrique – 27'/2ºT (1-0)

Cartão amarelo: Ramón Ábila, Henrique, Ariel Cabral (Cruzeiro); Marcelo Oliveira, Luan, Everton (Grêmio)

Cruzeiro
Rafael; Ezequiel, Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique e Ariel Cabral (Lucas Romero – 29'/2ºT); Robinho, Rafinha e Rafael Sobis (Élber – 13'/2ºT); Ramón Ábila (Willian – 19'/2ºT).
Técnico: Mano Menezes.

Grêmio
Bruno Grassi; Wallace Oliveira, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Kaio (Guilherme – 30'/2ºT), Jailson, Ramiro, Douglas (Henrique Almeida – 35'/2ºT) e Pedro Rocha (Everton – 23'/2ºT); Luan.
Técnico: Renato Gaúcho.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos