Topo

Grêmio se decepciona e ensaia trocar Brasileiro pela Copa do Brasil

Do UOL, em Porto Alegre

02/10/2016 11h00

A derrota para o Cruzeiro doeu ao Grêmio. Quinta seguida fora de casa no Brasileirão, a queda para o time de Belo Horizonte simbolizou não se aproximar da zona de classificação para a próxima Libertadores. E isso só reforça a inclinação do clube a priorizar a Copa do Brasil. 

Internamente, há quem defenda que o Brasileiro seja tratado, cada vez mais, como segundo torneio. A Copa do Brasil, em que o Tricolor largou em vantagem nas quartas de final ao vencer o Palmeiras em casa por 2 a 1, é predileta para quebrar o jejum de títulos relevantes que dura desde 2001 e de quebra garantir vaga na Libertadores do ano que vem. 
 
Publicamente o Grêmio garante trabalhar em duas frentes. Mas mesmo quando diz que tentará disputar vaga na competição continental via Brasileirão já não tem a mesma força de outros momentos. 
 
"Já pensei nisso (investir na Copa do Brasil). Mas só vou decidir lá na frente. Quando o Grêmio não tiver mais chances no Brasileiro, e se Deus quiser vamos seguir na Copa, será outra história. Já fiz em outros clubes e posso fazer aqui. Se não tiver mais chance e tiver na Copa do Brasil, a dedicação será total. Mas por enquanto ainda não aconteceu. Estamos vivos em ambas e vamos assim até o final", disse o técnico Renato Gaúcho. 
 
Mas a distância da zona de classificação complica. O Grêmio soma 40 pontos, está oito atrás do quarto colocado, seis atrás do quinto. Portanto precisaria necessariamente de ao menos duas rodadas para entrar na linha da competição mais importante do continente. 
 
"Mesmo quando ainda não tivermos mais chances, se isso acontecer, temos um compromisso de boas atuações com a torcida. E hoje ainda temos boas chances de chegar nas primeiras posições. Não vamos abrir mão de competição alguma", disse o vice de futebol Adalberto Preis. 
 
Já para ganhar a Copa do Brasil depende de cinco jogos. Passando pelo Palmeiras, o Tricolor encara quem avançar do duelo entre Corinthians e Cruzeiro. E na final ainda tem o outro lado da chave com Inter, Santos, Juventude e Atlético-MG.