Procura-se substituto para L. Lima: Santos tem duas opções para "decisão"

Do UOL, em São Paulo

É claro que não é fácil para o Santos jogar sem Lucas Lima. O time sofreu demais com a ausência do meia no começo do Campeonato Brasileiro, quando ele defendeu a seleção brasileira na Copa América. Mas, aos poucos, o técnico Dorival Júnior encontrou opções no elenco e hoje tem 51% de aproveitamento de pontos sem Lucas Lima. Na próxima quarta-feira, novamente o meia estará servindo a equipe nacional, então o time da Vila Belmiro precisará de um novo articulador para enfrentar o Fluminense, em confronto direto pelo G4, e que terá cara de decisão. Jean Mota e Léo Cittadini são as duas principais opções.

Ronaldo Mendes e Longuine foram os primeiros jogadores testados como substitutos de Lucas Lima no Brasileirão, mas não deu certo. Então, Dorival passou a usar Léo Cittadini, que teve atuações irregulares. Não foi tão bem contra Botafogo, Santa Cruz e Atlético-PR, tanto que acabou substituído em todas essas partidas. Mas brilhou justamente no jogo contra o Fluminense, no 1º turno. Fora de casa, o Santos venceu por 4 a 2, com duas assistências dele. Essa é a principal credencial dele para brigar por essa vaga.

Mas o principal favorito para ficar com a vaga de Lucas Lima é Jean Mota, que recebeu mais chances recentemente. Ele atuou nas últimas três oportunidades em que o Santos não contou com seu titular – foi mal no empate por 0 a 0 contra o Flamengo, mas deu uma assistência nas vitórias contra Atlético-MG e Corinthians.

O Santos tem mais duas opções para o lugar de Lucas Lima, mas é improvável que eles sejam escolhidos. Longuine também é da posição, mas não tem jogado com frequência e já fracassou ao substituir Lucas Lima. Já o atacante Paulinho poderia entrar no lado direito do ataque e, assim, deslocar Emiliano Vecchio para o meio. Isso já foi feito contra o Cruzeiro e deu certo pelo resultado, pois o time venceu, mas o estilo de jogo do time mudou muito, com muitos chutões e correria.

Questionado sobre quem vai escolher, Dorival apenas despistou. "Ainda não sei quem vai jogar, vamos aguardar". Ele preferiu exaltar muito Lucas Lima, que foi bem nos últimos dois jogos e tem recuperado seu melhor futebol. Então, por enquanto, a única certeza é que o substituto do meia terá muitas dificuldades para fazer os santistas não sentirem falta dele.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos