Topo

Palmeiras lida com pressão do Fla na cola e se testa contra Santa Cruz

Equipe do técnico Cuca fechará a rodada deste final de semana diante do Santa Cruz - Cesar Greco/Fotoarena
Equipe do técnico Cuca fechará a rodada deste final de semana diante do Santa Cruz Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/10/2016 06h00

O Palmeiras encontrará uma situação diferente desde que polarizou de vez a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro contra o Flamengo. Ao invés de atuar antes do que o rival carioca, como ocorreu nas duas rodadas seguintes após o empate por 1 a 1 no confronto direto, o time comandado por Cuca fecha a 28ª rodada da competição em Recife, diante do vice-lanterna Santa Cruz, a partir das 20h (de Brasília).

O elenco palmeirense entrará em campo mais de 48h após o final do jogo do Flamengo, que se igualou ao time comandado por Cuca na pontuação (54 a 54) depois do empate sem gols contra o São Paulo, no Morumbi.

A pressão por fechar a rodada, entretanto, não incomoda. Apesar de possuir um elenco jovem e com pouca experiência no Campeonato Brasileiro, Cuca confia na maturidade demonstrada pela equipe desde que assumiu a ponta da tabela - o Palmeiras soma 18 rodadas na liderança.

"[Ter um elenco jovem] Pesa a vontade de querer ganhar um campeonato, é só não criar ansiedade exagerada. Tem de jogar com naturalidade. Nosso segundo turno está sendo melhor que o primeiro. As coisas não vão vir antes do tempo. Só no dia 4 de dezembro, para todos que estão envolvidos no campeonato", destacou o treinador.

Ao relatar o crescimento de desempenho no segundo turno, Cuca elogia a evolução do elenco no campeonato. Desta forma, o comandante não demonstra preocupação com o fator psicológico de a equipe fechar a rodada; pelo contrário, comemora o descanso.

"Não muda muito, nosso adversário [Santa Cruz] também jogou no meio de semana. Os que vão jogar no fim de semana também tem desgaste. Poder jogar dois dias depois, a chance de machucar é menor do que na quarta e no sábado", explicou Cuca.

Para encerrar qualquer dúvida sobre questões psicológicas do elenco, Cuca permaneceu durante quase 40min reunido com os jogadores no treinamento da última sexta-feira, na Academia de Futebol. A conversa serviu para amarrar ainda mais o foco do elenco.

"Foi uma conversa de vestiário; preparação de mentalização, de entender o campeonato e analisar os jogos, o que falta. Campeonato está em uma reta final, acaba o campeonato em dois meses. Sempre é bom interagir, entender; hoje foi mais uma tarde que fizemos isso e bem feito", afirmou.

FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ x PALMEIRAS

Local: Estádio do Arruda, em Recife (PE)
Data: 3 de outubro de 2016 (segunda-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias e Helcio Araujo Neves (ambos do PA)

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Vitor, Neris, Danny Morais e Roberto (Jadson); Uillian Correia, Derley e João Paulo; Pisano, Keno e Grafite.
Técnico: Doriva.

PALMEIRAS: Jailson; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel e Tchê Tchê; Róger Guedes, Moisés e Gabriel Jesus; Leandro Pereira.
Técnico: Cuca.