Topo

Mais confusão: Botafogo alega cano estourado e ameaça Fla x Flu em Arena

Bernardo Gentile/UOL
Imagem: Bernardo Gentile/UOL

Bernardo Gentile, Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/10/2016 18h26

Após acertar com o Fluminense a cessão da Arena da Ilha para o Fla-Flu do dia 13 (quinta-feira), às 21h, o Botafogo enviou ofício à Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) na tarde desta terça-feira (4) e informou a impossibilidade de o estádio sediar o clássico pelo Campeonato Brasileiro.

Segundo apurou a reportagem, o Botafogo alegou tal impossibilidade por conta de um suposto estouro de cano de esgoto que passa atrás de um dos gols do estádio - e informou o fato ao Fluminense por telefone. Sem tempo suficiente para o reparo, a Arena não poderia receber as partidas da próxima semana. Até mesmo o duelo entre Botafogo e Internacional, no dia 12, poderia ter o local alterado.

Somado a isso, ainda há um impasse em relação a valores cobrados pelo Botafogo para a cessão do estádio. O Alvinegro queria R$ 400 mil pelo aluguel, enquanto o Fluminense esperava um valor menor. As duas situações de indefinição deixaram o clássico longe da Ilha do Governador.

CBF cogita vistoria; Clássico pode ser em Volta Redonda

A Federação do Rio recebeu o documento da impossibilidade alvinegra por volta das 17h e encaminhou para a CBF, que respondeu momentos depois. A Confederação, por sua vez, informou que o jogo estava mantido para o local, solicitou que o Botafogo enumerasse os problemas que impedem tal realização e disse que estuda uma vistoria para avaliar uma possível troca de local para confronto da 29ª rodada da competição nacional.

Internamente, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, junto a seus pares, já cogitam levar o jogo para o Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, mantendo a carga de apenas 10% dos ingressos para o rival.

Anteriormente, a Arena da Amazônia receberia o jogo no dia 12 de outubro. Indefinições e discussões entre as diretorias dos clubes motivaram a mudança para o estádio utilizado pelo Alvinegro no Brasileirão.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Fluminense:

O Fluminense tem trabalhado há cerca de 15 dias para definir o local do Fla-Flu. O objetivo sempre foi o de priorizar o desejo do torcedor tricolor e, por isso, o clube avaliou criteriosamente as opções de estádio disponíveis. Neste aspecto, na última sexta-feira, foi solicitada ao Botafogo FR uma proposta de aluguel do estádio Luso-Brasileiro, localizado na Ilha do Governador, enviada no mesmo dia.

Nesta segunda-feira, dia 3, no fim da noite, o Fluminense definiu que o estádio Luso-Brasileiro era a melhor opção para o Fla-Flu e acertou os trâmites comerciais com o Botafogo. Além disso, FFERJ e CBF foram comunicadas da opção.

Como de praxe, a definição da partida no estádio citado foi publicada no site da CBF. Além disso, o jogo entre Botafogo e Internacional, marcado para o dia anterior ao clássico, também havia sido divulgado.

No entanto, nesta terça, às 10h17, o Botafogo entrou em contato com o Fluminense e alegou problemas na tubulação de esgoto do estádio Luso-Brasileiro. O clube de General Severiano informou que não teria como avaliar a extensão do problema e que, por se tratar de uma questão técnica subterrânea, alertou ao clube para buscar uma alternativa para a realização do Fla-Flu. O próprio Botafogo alegou não ter certeza se poderia mandar o jogo contra o Internacional no dia anterior ao clássico em razão do mesmo problema.

Dessa maneira, o Fluminense reitera que, conforme os fatos já mencionados, todas as questões comerciais já haviam sido conversadas. Em relação ao aspecto técnico, os mesmos problemas são aplicados para o jogo do adversário no dia anterior.

Por fim, é importante afirmar que o Fluminense está definindo, entre os cenários disponíveis, o melhor para a realização da partida considerando aspecto técnico do espetáculo e, em especial, o desejo de milhares de tricolores de comparecer ao clássico para apoiar o Time de Guerreiros. A definição será anunciada em breve.

Comunicação Institucional FFC