Topo

Celso Roth usa quase 30 jogadores em dois meses atrás de "Inter ideal"

Treinador está no cargo há 57 dias e usou praticamente todo elenco do Inter - Ricardo Duarte/Divulgação Inter
Treinador está no cargo há 57 dias e usou praticamente todo elenco do Inter Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/10/2016 06h00

Em menos de dois meses, Celso Roth usou quase 30 jogadores no Internacional. A rotatividade no time titular tem ligação com lesões, suspensões, mas também com a irregularidade. Depois de explorar o elenco até o fim, o técnico entende que formou a base para lutar contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Anunciado em 9 de agosto como treinador para a reta final do ano, Roth já usou 27 dos 33 atletas que tem à disposição. Somente Jacsson, Keiller, Alan Costa, Leandro Almeida, Rak e Jair ainda não foram escalados.

Desde o início, a dupla de zaga continua a mesma. Paulão e Ernando só não atuaram juntos por lesão ou desgaste. A lateral direita sempre foi de William, mas passou por Eduardo e Ceará em jogos pontuais, até para o camisa 2 ser usado em outra função.

Já a lateral esquerda dá dor de cabeça. Artur, Geferson e Alex fizeram revezamento. Hoje, Ceará é o dono do lugar. Mesmo que seja improvisado, o jogador de 36 anos tem status de titular. Pela técnica, pela liderança. Experiência.

No meio-campo uma rotação grande. Fabinho disputou nove dos 12 jogos do Inter sob o comando de Celso Roth. Fernando Bob sofreu com suspensão e ficou para trás no ranking de partidas. Na vaga dele, passaram Anselmo e Eduardo Henrique.

Nos lados do campo, Seijas chegou a ter sequência e perdeu lugar. Foi até criticado de informa indireta em entrevista coletiva, mas agora voltou à formação considerada ideal. O mesmo não vale para Nico López, que teve lesão muscular e parará por quatro semanas.

Para comissão técnica e dirigentes, o primeiro passo na fuga contra a degola era estabilizar a defesa. As escalações do começo da ‘era Roth’ deixavam clara a mensagem. Com a melhora, depois do rodízio sem fim, o Inter entende que houve melhora. E passou a tentar encontrar um encaixe ofensivo.

Com o rodízio de Celso Roth perto do fim, o Internacional volta a campo na quinta-feira (6). Às 19h30 (Brasília) o Colorado recebe o Coritiba e, dependendo dos resultados paralelos, pode até sair da zona do rebaixamento em caso de vitória.