Topo

Queridinho? Edimar esteve em todos os jogos de Mano no Cruzeiro

Lateral esquerdo Edimar é titular absoluto de Mano Menezes no Cruzeiro - Marcello Zambrana / Light Press / Cruzeiro
Lateral esquerdo Edimar é titular absoluto de Mano Menezes no Cruzeiro Imagem: Marcello Zambrana / Light Press / Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

04/10/2016 06h00

Mano Menezes completou o 15º jogo à frente do Cruzeiro no sábado (1º). No período sob a sua batuta, houve mudanças em quase todos os setores da equipe. Do goleiro ao centroavante, só um jogador participou de todos os duelos: o lateral esquerdo Edimar.

O fato evidencia o status de homem de confiança. Embora não detenha a braçadeira de capitão, o atleta é um dos líderes do time. Não é à toa que ele nem sequer foi substituído neste tempo. Após o triunfo sobre o Grêmio, no fim de semana passado, o treinador explicou por que o atleta ainda não deixou o time.

“Eu avalio todas as possibilidades, não tenho preferência por A ou por B. Eu vou escolher a melhor maneira. Nem sempre enxergamos as coisas do mesmo jeito. Há também as circunstâncias de jogo. Mesmo quando mexer, não farei cinco mudanças, porque é perigoso. A gente quer fazer o melhor para o Cruzeiro”, afirmou.

“Em determinados momentos, a gente pode “errar”, porque é assim que é. Eu só tenho que elogiar a postura dos jogadores que são preteridos, como foram os casos de Arrascaeta, Lucas e Ábila anteriormente. Acho que Edimar é o único jogador que iniciou todos os jogos comigo desde que eu cheguei”, acrescentou.

Os números durante o Campeonato Brasileiro mostram por que o atleta segue com cadeira cativa entre os titulares de Mano Menezes. Ele está entre os melhores em importantes quesitos técnicos. O lateral esquerdo é o terceiro que mais acertou cruzamentos (15), atrás somente de Robinho (30) e De Arrascaeta (28). Em relação aos passes, ele ocupa a mesma posição (640). Somente Henrique (1038) e Bruno Rodrigo (823) estão à sua frente.

Na criação de jogadas, Edimar permanece em alta. O jogador de 32 anos deu 17 assistências para finalizações e está atrás somente de Robinho (48), De Arrascaeta (42), Rafael Sóbis (20) e Willian (20). Defensivamente, o lateral também se destaca. São 33 desarmes corretos. Apenas Henrique (65), Lucas Romero (47) e De Arrascaeta (42) o superam.