Topo

Renato pede Grêmio malandro e atento para superar 'trauma' fora de casa

Renato Gaúcho acredita que malandragem possa ser a razão para falhas fora de casa - Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho acredita que malandragem possa ser a razão para falhas fora de casa Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

04/10/2016 18h18

A campanha do Grêmio não é melhor no Brasileirão por causa do desempenho fora de casa. Com apenas duas vitórias como visitante, o Tricolor não consegue crescer na competição como esperava. E a receita do técnico Renato Gaúcho é simples: malandragem. 

"Vamos ter atenção, e fazer os gols quando as oportunidades surgirem. Tivemos três chances claras contra o Cruzeiro, poderíamos ter marcado, e o resultado seria totalmente diferente. Temos que ser mais malandros, experientes, também. Não fomos isso, e tomamos o gol do Cruzeiro. Tem que ter atenção, ser malandro, não adianta achar que precisa ficar atento 70 ou 80 minutos, mas os 90 de jogo. Não nos ligamos em uma única jogada contra o Cruzeiro e perdemos o jogo", falou o treinador. 
 
Em campo, o time está definido. Sem Luan e Marcelo Oliveira, suspensos, Portaluppi optou pelas entradas de Iago na esquerda e Henrique Almeida na frente. 
 
"Desde que cheguei ao Grêmio eu disse: quem está no grupo é porque tem condições. Se for chamado, tem que mostrar. Tenho observado o Iago nos coletivos dos reservas, ele tem ido muito bem. Quando perdemos o Marcelo, não tive dúvida em colocar ele. Tem velocidade e é muito bom no apoio", explicou o treinador. 
 
Já Henrique Almeida não vem tão bem. O jogador chegou a ser usado como titular com Renato Gaúcho, mas o baixo aproveitamento resultou na saída do time. Em nova oportunidade, ele precisará se movimentar mais para ganhar o aval de alguém que conhecia tão bem os gols como o ex-atacante gremista. 
 
"Tenho falado com o Henrique, e com os demais atacantes também. Não pode aceitar a marcação do adversário, senão todos serão anulados. Tem que se movimentar, buscar a bola, abrir espaço. Se ficar muito tempo parado, o zagueiro adversário não terá problema algum", explicou.
 
O Grêmio encara o Vitória nesta quarta às 19h30 (horário de Brasília) na Arena Fonte Nova.