Topo

Flu decepcionou em clássicos no Carioca, mas mostra reação no Brasileiro

 MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/10/2016 06h00

Após perder para o Santos e ver o G4 se distanciar, o Fluminense tentará dar a volta por cima na próxima quinta-feira (13), quando medirá forças com o Flamengo. O problema é que o desempenho do Tricolor em clássicos não é nada bom na temporada como um todo. No Carioca, o aproveitamento foi pífio, mas a equipe mostra grande evolução no Campeonato Brasileiro.

No Carioca, ainda sob o comando do então técnico Eduardo Baptista, o Fluminense não se encontrava em campo. Foram seis jogos contra os rivais do Rio de Janeiro e um acúmulo de decepções, que contribuíram e muito para a demissão do profissional. Foram quatro derrotas e dois empates, um pífio aproveitamento de 11,11% dos pontos disputados.

Com Levir Culpi no Campeonato Brasileiro a situação já melhorou bastante. Nos três dos quatro clássicos disputados até agora, o Fluminense ganhou dois e perdeu um. O aproveitamento teve um salto de qualidade em relação ao Carioca: 66,66% dos pontos disputados. Somando os dois períodos, o Tricolor tem 29,62%.

O treinador do Fluminense tem uma teoria. Por mais que o clube tenha se encontrado atuando em Edson Passos, o Tricolor vive uma temporada atípica, já que não joga na sua verdadeira casa, o Maracanã. Para Levir Culpi, porém, o Flu tem torais condições de vencer o Flamengo, na quinta, em Volta Redonda.

“Não jogaremos em casa, não jogamos esse ano ainda. Temos que superar. É momento de união. Tem muita coisa boa para acontecer no Fluminense. São circunstâncias do calendário, situações políticas também. Estamos jogando fora de casa e é preciso que entendamos isso. Por que não vencer? Vitória seria ótimo e espero que estejamos todos juntos porque precisaremos da torcida e de todo nosso esforço”, explicou o treinador.

E o clássico da próxima semana terá um gostinho especial. Isso porque o duelo entre Fluminense e Flamengo causou bastante confusão nos bastidores. O Rubro-negro obteve conquistas fora das quatro linhas já que poderá contar com a volta de Guerrero e Muralha, além de ter direito a 50% dos ingressos no jogo, em Volta Redonda, que inicialmente seria 90% do Tricolor.