Topo

Botafogo se aproxima da Libertadores após temer queda à Série B

10/10/2016 06h00

O Botafogo retornou à elite do Campeonato Brasileiro neste ano, após amargar a segunda queda para a Série B em um período de 13 anos.

Por causa deste histórico recente e do início ruim no Nacional de 2016, a missão do time passou a ser ficar na Primeira Divisão em 2017.

No entanto, sob o comando do técnico Jair Ventura e com a mudança do G-4 para o G-6, a equipe agora vislumbra disputar a Libertadores da próxima temporada.

E o sonho de jogar a competição continental no ano que vem nunca esteve tão próximo de se tornar realidade. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, neste domingo (9), em Florianópolis, o time alvinegro se aproximou de vez do G-6. Agora, o Botafogo está com 44 pontos, um atrás do Atlético-PR – último clube do grupo dos seis melhores colocados do Brasileiro.

Apesar da aproximação da vaga na Libertadores, o treinador botafoguense afirmou que mantém os pés nos chão e que o objetivo do time ainda é escapar do descenso.

“Não quero nem saber de quinta vaga no momento. Vamos conversar sobre isto quando chegarmos à pontuação [de se livrar do rebaixamento]. Chegou à pontuação e o Botafogo está matematicamente livre do rebaixamento, vou ter o maior prazer em falar. Mas, no momento, não posso falar não. Falta uma vitória”, destacou Ventura.

“Todo time vai oscilar. É muito difícil. A gente jogou contra o Santos, fomos superiores e ouvi uma entrevista do treinador do Santos dizendo que é difícil um time abrir...Então, nos nossos primeiros jogos, fizemos seis vitórias. A gente conseguir manter este padrão é muito difícil. A gente veio de dois jogos fora, ganhou do Vitória e perdeu do América. De repente, a gente já não valia mais nada, o trabalho estava todo errado...As coisa não são assim”, desabafou o técnico do Botafogo.

“Hoje foi um jogo difícil e a gente mostrou a nossa força. Não tem como jogar bem sempre e muito menos ganhar. Porque tem uma série de coisas dentro do jogo que a gente não consegue controlar, além da performance. Então fico feliz pela performance e pelo resultado  que temos obtido. É o que todo treinador quer: ganhar jogando bem”, continuou.

O discurso modesto, porém, não combina com os números de Jair Ventura à frente da equipe alvinegra. No Brasileiro, o técnico comandou o Botafogo em dez oportunidades até agora: foram sete vitórias e três derrotas – 70% de aproveitamento – superior ao do líder Palmeiras.

Além disto, o time carioca ganhou três das últimas cinco partidas que disputou no Nacional. Concorrentes diretos como Corinthians e Grêmio possuem um desempenho inferior no período. Enquanto o clube paulista não vence há seis jogos na competição, a equipe gaúcha perdeu três e ganhou dois jogos desde a 25ª rodada.

“Jogar em Florianópolis é muito difícil. Sabíamos que seria um jogo de poucas oportunidades e truncado. O primeiro tempo foi fechado, mas o segundo já foi mais aberto, com mais oportunidades. Meu auxiliar disse: ‘Jair, está muito aberto’. Eu respondi que estava bom. Na vida temos que correr riscos e fomos recompensados com três pontos importantíssimos”, finalizou Ventura, que, em breve, deve começar a falar sobre a Libertadores.