Topo

Ele voltou! Flamengo x Corinthians marca reabertura do Maracanã

Buda Mendes/Getty Images
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/10/2016 15h40Atualizada em 12/10/2016 11h27

O principal palco do futebol brasileiro está de volta. Após o fechamento para a realização dos Jogos Olímpicos Rio-2016, o comitê organizador confirmou na tarde desta terça-feira (11) a reabertura do Maracanã a partir do próximo dia 20. Com isso, Flamengo e Corinthians se enfrentarão no estádio, dia 23, às 17h (de Brasília), em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Os times cariocas voltarão ao Maracanã. A Rio-2016 fez a sua parte e as partidas estão liberadas a partir do dia 20. Anuncio com muito orgulho que o Flamengo jogará aqui dia 23”, afirmou o diretor de operações do comitê, Rodrigo Tostes, ao Sportv.

O Maracanã está sob o controle do Comitê Rio-2016 desde março, quando o órgão deu início à preparação do espaço para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos do Rio. Em maio, o estádio recebeu as finais do Campeonato Carioca. Desde então, fechou para o futebol nacional.

Oficialmente, o Comitê Rio-2016 só deixa o Maracanã no final deste mês. Mesmo assim, a entidade concordou em antecipar seu cronograma de trabalhos no estádio e liberar o espaço para as partidas da reta final do Brasileiro já a partir do dia 20.

O Flamengo é o clube que mais tem demonstrado seu interesse em voltar ao jogar no Maracanã. O clube, aliás, deve entrar num acordo com governo do Rio e Comitê Rio-2016 para que ele mesmo organize a realização da partida contra o Corinthians no dia 23, sem a participação da Maracanã SA.

A Maracanã SA é quem administra o estádio desde 2013. A empresa, controlada pela Odebrecht, já anunciou que não pretende mais gerir o maior palco do futebol brasileiro. O governo avalia a possibilidade de lançar uma nova licitação para encontrar um novo gestor para o estádio.

Se essa licitação for mesmo lançada, o Flamengo deve concorrer para assumir de vez o controle do Maracanã. Não está definido se as regras da licitação permitirão a participação do clube na concorrência. A licitação de 2013 proibiu.