Topo

O que muda no Inter sem Ernando pela primeira vez no Brasileirão

Ernando é único jogador do Inter a ter atuado em todas as rodadas do campeonato - Ricardo Duarte/Inter
Ernando é único jogador do Inter a ter atuado em todas as rodadas do campeonato Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre*

11/10/2016 14h44

O Internacional de Argel, Falcão e Celso Roth tem uma coisa em comum: Ernando. Titular em todos os jogos do time no Campeonato Brasileiro, o zagueiro ficará de fora pela primeira vez diante do Botafogo, na 30ª rodada. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele dá espaço para Eduardo. A saída, contudo, muda mais do que a simples escalação.

Ernando está no Beira-Rio desde 2014, chegou a ser capitão do Inter em meio a série de 14 jogos sem vitória, mas foi titular nas 29 partidas (o único do elenco a ter jogado todas as rodadas) do Brasileirão por mais do que isso.

Com ele, o Inter possui um coringa em campo. Além de atuar nos dois lados da área, o camisa 14 também pode fazer o papel de lateral esquerdo. E em determinado momento, por contingência, chegou a atuar até como volante.

Já Eduardo, que foi titular contra o Coritiba pela suspensão de Paulão e agora segue para cobrir a ausência de Ernando, agrega vigor. Fôlego. Mas perde em experiência, mesmo após rápida passagem pelo Náutico por empréstimo.

De acordo com o Who Scored, site especializado em análise estatística, Ernando é o melhor jogador do Inter em disputas pelo alto. Com média de 3,6 vitórias no quesito por partida. O zagueiro também aparece na lista de garçons, com três assistências para gol. E é o segundo melhor em interceptações no elenco colorado: com média de 2,8 por jogo – superado apenas pelo lateral direito William e o índice de 3,1 por partida.

Nos treinos antes do duelo com o Botafogo, Celso Roth não deixou dúvidas sobre a formação da defesa. Paulão voltou naturalmente e Ceará seguiu improvisado na lateral esquerda. As mudanças estão no meio-campo: Anselmo na vaga de Eduardo Henrique e Valdívia no lugar de Seijas.

Botafogo e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira (12), na Ilha do Governador. O time gaúcho soma 33 pontos e é 17º colocado na tabela.

*Atualizada às 18h01min