Topo

Copete brilha no ataque do Santos e ainda ajuda diretoria em reforços

Gol no clássico contra o São Paulo foi o oitavo do colombiano com a camisa do Santos - Alê Cabral/Agif
Gol no clássico contra o São Paulo foi o oitavo do colombiano com a camisa do Santos Imagem: Alê Cabral/Agif

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

15/10/2016 06h00

O atacante Jonathan Copete tem mostrado dentro e fora de campo que a diretoria do Santos acertou em sua contratação. Além de gols e assistências, o colombiano ainda ajuda a cúpula alvinegra na contratação de reforços. Copete deu o aval para o clube paulista fechar com o primeiro reforço para 2017 – o atacante Vladimir Hernandez, do Junior Barranquilla, da Colômbia.

Após Hernandez ser oferecido, a diretoria do Santos procurou Copete para obter informações sobre Hernandes. O atacante rasgou elogios ao compatriota e animou a cúpula alvinegra no negócio.

Copete elogiou, principalmente, o ‘faro’ de gol de Hernandez. Somente nesta temporada, foram 15 gols em 42 jogos.

Além de Hernandez, Copete ajudou com informações sobre dois ex-companheiros de clube que interessam ao Santos – o meia Alejandro Guerra e o atacante Ibargüen, ambos do Atlético Nacional. Nestes casos, o camisa 36 até conversou com a dupla sobre a possível transferência deles para o clube paulista.

"Conversamos um pouco sobre o que podia ser sua chegada ao Santos. Ele (Guerra) estava muito feliz e perguntando como era aqui. Creio que ele se sentiu grato por terem o interesse. Tem essa alternativa deles jogarem aqui e tenho certeza que eles iriam trabalhar, se esforçar como jogadores por essa instituição. Eles seriam bem recebidos com todos", disse quando foi questionado sobre o assunto no mês passado.

Enquanto Vladimir Hernandez, Guerra e companhia não chegam, Copete resolve o problema de gols do Santos. O colombiano balançou as redes cinco vezes nos últimos sete jogos. Por isso, Copete virou titular absoluto após a saída de Gabigol para a Internazionale, da Itália. Ele iniciou os últimos 10 jogos como titular.

Copete chegou ao clube no meio desta temporada, mas já figura entre os principais artilheiros do time no ano. Foram oito gols no total. O colombiano só perde para Ricardo Oliveira, que marcou 17 gols, e Vitor Bueno, que fez 13.

Desde a saída de Gabriel, Copete assumiu o papel de protagonista do Santos com cinco gols marcados. Neste período, Ricardo Oliveira, por exemplo, marcou três vezes.

Copete também é o segundo melhor jogador do Santos em assistências no Campeonato Brasileiro. Foram quatro passes a gol. Ele só perde para o meia Jean Mota, com cinco no total.

Empolgado com a sua fase no Santos, Copete já começa a falar em seleção colombiana.

"Venho trabalhando bem com meus companheiros, quero seguir trabalhando e ajudando e espero seguir desta maneira. Creio que todo jogador quer estar na seleção e trabalha para isso, seria um orgulho e um prazer jogar na seleção da Colômbia. Mas quero seguir trabalhando forte aqui no Santos", concluiu.