Topo

Como Santos ajudou Renato Gaúcho a ser técnico do Grêmio pela primeira vez

O Santos abriu caminho para primeira chance de Renato no comando do Grêmio - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
O Santos abriu caminho para primeira chance de Renato no comando do Grêmio Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/10/2016 06h00

O Santos foi um dos responsáveis pela primeira chance de Renato Gaúcho como técnico do Grêmio. Em 2010, o time então treinado por Silas Pereira era considerado um dos melhores do país até encarar os 'Meninos da Vila' na Copa do Brasil. Foi quando caiu e dali em diante só viu o ambiente piorar até abrir caminho para a chegada do ex-camisa 7. 

Adversário deste domingo às 19h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, o Santos perdeu por 4 a 3 em Porto Alegre, mas reverteu vencendo por 3 a 1 em casa. O duelo era rotulado, na ocasião, como encontro dos dois melhores times daquele ano no país. Tinham os melhores aproveitamentos da temporada até o duelo. Os santistas venceram e o que se viu, em seguida, foi o fracasso no Tricolor. 
 
Depois de cair fora da competição, o Grêmio jamais se reencontrou. Passou a ter desempenho longe do ideal no Brasileiro e beirava a zona do rebaixamento quando, após o jogo contra o Fluminense, no Olímpico, a direção optou pela demissão de Silas. 
 
Na época, havia um certo preconceito com o nome de Renato. Mas ao mesmo tempo era feito um diagnóstico claro de que alguém que conhecesse o clube e sua história poderia resolver imediatamente os problemas de comportamento dos jogadores. Atletas como Douglas, Hugo, Borges, entre outros, eram rotulados como difíceis de serem administrados internamente. Renato poderia ser o ideal para isso. 
 
Ao vencer tal barreira, a direção gremista resolveu dar a primeira chance para o maior ídolo de sua história como atleta, agora no reservado. Renato assumiu a equipe na zona de rebaixamento e acabou o Brasileirão em 4º, conquistando vaga para a Libertadores do ano seguinte. Mas não manteve o mesmo desempenho e acabou demitido em 2011. 
 
Por conta da primeira passagem de sucesso, recebeu a segunda chance em 2013, novamente teve bons resultados e levou o time ao vice-campeonato brasileiro. Em seguida, não renovou seu contrato e decidiu deixar o clube. Em 2016, quando foi anunciado, Renato ouviu do vice de futebol Adalberto Preis que foi o treinador de melhores resultados recentemente no clube. 
 
FICHA TÉCNICA
SANTOS X GRÊMIO
Data e hora: 16/10/2016 (Domingo), às 19h30 (Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Auxiliares: Oberto Santos da Silva e Tomaz Diniz de Araújo (ambos de PB) 
 
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz (Daniel Guedes), Fabián Noguera, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Jean Mota, Copete e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior
 
GRÊMIO: Bruno Grassi; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Walace, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. 
Técnico: Renato Gaúcho
 
Quer receber notícias do Grêmio e do Santos de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.