"Renegado" por 3 meses na Vila, gringo deve ter 1ª grande chance no Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Ivan Storti/Santos FC

    Gol no amistoso contra o Benfica mudou a história de Noguera com a camisa do Santos

    Gol no amistoso contra o Benfica mudou a história de Noguera com a camisa do Santos

O zagueiro Fabián Noguera pode ganhar a primeira chance como titular do Santos no duelo contra o Grêmio neste domingo, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O argentino enfrentou muitas barreiras para ter a possibilidade de ganhar a primeira oportunidade entre os titulares santistas.

O defensor foi contratado sem o aval de Dorival Júnior. Aliás, o UOL Esporte apurou que dirigentes santistas viajaram a Argentina para contratar outro zagueiro – Oliver Benítez, do Gimnasia y Esgrima La Plata -, mas acabaram fechando com Noguera.

Na viagem, a cúpula santista ouviu informações de profissionais de clubes, imprensa e até torcedores, sobre a dupla. Era quase unanimidade que Noguera era melhor que Benítez. Com tanta campanha a favor do então zagueiro do Banfield, o Santos abriu negociações com Noguera e desistiu de sua primeira opção.

O problema é que Dorival havia concordado com a possível chegada de Benítez e só foi informado sobre Noguera depois que a contratação já estava fechada. Na negociação, o clube paulista ainda recebeu de "brinde" o argentino Maxi Rolón, que já deixou o clube. Isso porque os empresários envolvidos no negócio pediram também que o clube contratasse, sem custos, o argentino criado nas categorias de base do Barcelona, da Espanha.

Noguera chegou no início de julho e só foi relacionado para uma partida oficial pelo Santos na última quinta-feira, no clássico contra o São Paulo, no Pacaembu. Foram três meses de treinos antes de aparecer no amistoso contra o Benfica-POR no último final de semana. Na ocasião, Noguera marcou o gol de empate do Santos e "abriu as portas" com Dorival Júnior.

Antes disso, o argentino não era relacionado por opção técnica. Isso porque Noguera era considerado um zagueiro de "cintura dura" dentro do Santos, o que significa que ele tem deficiências de mobilidade. Além disso, a comissão técnica identificou que o atleta tem grandes dificuldades para jogar com a perna esquerda. O argentino é destro, mas foi "vendido" pela diretoria por empresários como ambidestro.

Apesar de ser considerado lento, Noguera sempre foi elogiado na bola aérea. Com 1,93m, ele fez 18 gols em 98 jogos pelo Banfield.

Até o gol marcado contra o Benfica, comissão técnica e diretoria, inclusive, já tinham conversado sobre um possível empréstimo de Noguera para algum clube da Série B na próxima temporada. Ele tem contrato com o Santos até junho de 2021.

Antes do clássico contra o São Paulo, quando entrou no final da partida, o último jogo oficial de Noguera havia ocorrido há um ano – em outubro de 2015, diante do Tigres, pelo Campeonato Argentino. 

FICHA TÉCNICA
SANTOS X GRÊMIO
Data e hora: 16/10/2016 (Domingo), às 19h30 (Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Auxiliares: Oberto Santos da Silva e Tomaz Diniz de Araújo (ambos de PB) 
 
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz (Daniel Guedes), Fabián Noguera, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Jean Mota, Copete e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior
 
GRÊMIO: Bruno Grassi; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Walace, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. 
Técnico: Renato Gaúcho

Quer receber notícias do Grêmio e do Santos de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos