Topo

Palmeiras aposta em fama de visitante indigesto para segurar pressão do Fla

Equipe de Cuca acumula um ótimo retrospecto como visitante nesta parte final do campeonato - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Equipe de Cuca acumula um ótimo retrospecto como visitante nesta parte final do campeonato Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/10/2016 06h00

Para afastar a pressão do vice-líder Flamengo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras aposta no excelente retrospecto como visitante. Neste domingo, a partir das 17h (de Brasília), a equipe comandada por Cuca pode alcançar, diante do Figueirense, em Santa Catarina, o quarto triunfo consecutivo longe dos seus domínios.

Fora a sequência extremamente positiva de triunfos nas últimas semanas - vitórias contra Corinthians (2 a 0), Santa Cruz (3 a 2) e América-MG (2 a 0) -, o Palmeiras mantém a regularidade de líder neste quesito.

Em 15 partidas disputadas como visitante, o Palmeiras somou 27 pontos, dois a mais do que o arquirrival Flamengo, que manteve a perseguição aos paulistas também neste critério ao vencer na última quinta-feira o clássico contra o Fluminense, em Volta Redonda.

O retrospecto recente, desde polarizada a disputa pelo título nacional com o Flamengo, mostra um Palmeiras até mais seguro atuando longe de casa. Dos últimos seis jogos, três ocorreram sob o mando do clube alviverde e três fora de casa.

Se longe do torcedor - com exceção do duelo contra o América-MG, em Londrina, no qual contou com o estádio repleto de palmeirenses - vieram três triunfos consecutivos, o Palmeiras tropeçou por duas vezes em casa, e diante de adversários em constante evolução.

Além do 0 a 0 com o Cruzeiro em Araraquara - a equipe atuou longe da capital em virtude do show do tenor Andrea Bocelli no Allianz Parque -, o Palmeiras também ficou no empate (1 a 1) diante do Flamengo, principal perseguidor na disputa pelo título nacional.

A única vitória neste curto período ocorreu diante do Coritiba (2 a 1), equipe ameaçada pela zona do rebaixamento; o mesmo caso do Figueirense, rival do Palmeiras neste domingo.

Os números fora de casa empolgam, mas a pressão pelo resultado pode atrapalhar o Palmeiras. Fora a disputa pelo título exigir uma resposta imediata, Cuca e companhia encaram um rival fragilizado: os catarinenses ocupam o 18º posto e não vencem há três partidas.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE x PALMEIRAS

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 16 de outubro de 2016 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Celso Luiz da Silva (MG)

FIGUEIRENSE: Gatito Fernández; Ayrton, Bruno Alves, Werley e Marquinhos Pedroso; Josa, Renato e Dodô; Lins, Rafael Moura e Everton Santos.
Técnico: Marquinhos Santos.

PALMEIRAS: Jailson; Jean, Yerry Mina (Edu Dracena), Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos (Gabriel) e Tchê Tchê; Róger Guedes, Moisés e Dudu; Gabriel Jesus.
Técnico: Cuca.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.