Topo

Sport sobrevive a dois pênaltis do Vitória e empurra rival para a degola

Do UOL, em São Paulo

16/10/2016 21h26

Em confronto direto da luta contra a degola, o Sport conquistou resultado importantíssimo ao bater o Vitória por 1 a 0 neste domingo (16). Na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time pernambucano reagiu após três tropeços seguidos e jogou o adversário para a zona de rebaixamento. Diego Souza marcou o único gol do jogo em lindo lance, e também chamou os dois pênaltis seguidos marcados a favor do Vitória – um deles com muita confusão.

O resultado é fundamental para o Sport, que chega aos 37 pontos e abre dois de vantagem para o próprio Vitória, o primeiro da zona de rebaixamento. O compromisso seguinte do time pernambucano é contra o Palmeiras, no próximo domingo (23). Na mesma data, o Vitória encara o Cruzeiro pressionado pelas três derrotas.

Quem brilhou: Magrão é seguro e faz grandes defesas

O goleiro do Sport foi o grande personagem da partida, tendo atuação decisiva principalmente no primeiro tempo. Ele defendeu cobrança de pênalti de Zé Eduardo e, logo no minuto seguinte, fez linda defesa após voleio de Kieza. O rebote resultou em novo pênalti, mas Magrão novamente levou a melhor sobre o camisa 9 do Vitória: contou com a ajuda da trave e seguiu sem ser vazado. No segundo tempo manteve atuação segura e garantiu o triunfo.

Quem foi mal: Zé Love e Kieza perdem pênaltis seguidos

O Vitória teve enorme chance de responder de forma imediata ao gol que sofreu no começo, mas os atacantes desperdiçaram. Zé Eduardo parou em Magrão aos 12 minutos, e Kieza acertou a trave aos 18.

Diego Souza abre o placar com belo gol

O camisa 87 voltou a ser decisivo na Ilha do Retiro e chamou a responsabilidade logo aos cinco minutos. A marcação adversária foi frouxa, e o meia aproveitou para invadir a área 

Confusão marca lance de segundo pênalti

Não faltou reclamação nos momentos que antecederam o segundo pênalti a favor do Vitória, marcado 1m23s após o primeiro. Cárdenas caiu após carrinho de Matheus Ferraz, e tanto o árbitro André Luiz Freitas de Castro quanto seu assistente apontaram o escanteio. Então vários jogadores do Vitória cercaram o dono do apito, que subitamente mudou de opinião e deu o pênalti. Aí foi a vez do Sport protestar, mas nem uma longa conversa com Diego Souza demoveu o árbitro da decisão. Ao final, Kieza bateu na trave.

Sport esfria o jogo cedo e corre poucos riscos

A pressão do time da casa começou ainda no primeiro minuto, quando uma chance foi afastada praticamente em cima da linha. O gol saiu em seguida, em belo lance de Diego Souza. O Sport manteve bom ritmo após sobreviver aos pênaltis do Vitória e criou mais oportunidades que o adversário. Os mandantes esfriaram o segundo tempo, trocaram ataques pouco criativos com o Vitória e controlaram o ritmo da partida. Uma atuação com pouco brilho, mas inteligente na estreia do técnico Daniel Paulista.

Passivo, Vitória tem poucas alternativas

O gol sofrido no início não abalou os visitantes, que responderam conseguindo dois pênaltis seguidos. Mas nenhum rendeu o empate. Ainda assim o Vitória não diminuiu o ritmo, o que tornou o jogo aberto e com boas alternativas. Faltou força para contestar o domínio adversário, e a situação piorou com a expulsão de Marcelo a sete minutos do final.

Ficha Técnica

Sport 1 x 0 Vitória
Data:
16/10/2016
Local: Estádio Aldemar da Costa Carvalho (Ilha do Retiro), Recife-PE
Hora: 19h30 (de Brasília)
Público: 24.138 presentes
Árbitro: André Luiz Freitas de Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Márcio Soares Maciel (GO)
Cartões Amarelos: Matheus Ferraz (Sport); Zé Eduardo, Kanu, Marcelo e Amaral (Vitória)
Cartão Vermelho: Marcelo (Vitória)

Gols: Diego Souza aos cinco minutos do primeiro tempo.

Sport: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Paulo Roberto, Rithely e Diego Souza; Everton Felipe (Apodi), Rogério (Vinícius Araújo) e Rodney Wallace (Neto Moura). Treinador: Daniel Paulista.

Vitória: Fernando Miguel; Diogo Mateus, Ramon, Kanu e Euller; Amaral, Marcelo, Cárdenas e Tiago Real (Vander); Zé Eduardo (Alípio) e Kieza. Treinador: Argel Fucks.