Topo

Fabiano agrada e ganha espaço com nova versão do Palmeiras de Cuca

Fabiano, do Palmeiras, disputa jogada com rival do Figueirense - Cesar Greco / Fotoarena
Fabiano, do Palmeiras, disputa jogada com rival do Figueirense Imagem: Cesar Greco / Fotoarena

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/10/2016 14h57

O Palmeiras apresentou uma variação na vitória do último domingo contra o Figueirense. Jean, até então lateral direito sob o comando de Cuca, ganhou uma oportunidade no meio-campo e fez a diferença ao anotar os dois gols no triunfo por 2 a 1. A alteração só foi possível em virtude do crescimento de outro jogador: Fabiano.

Duramente criticado por torcedores nas redes sociais depois de uma atuação ruim na derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, em junho, Fabiano, que possui contrato de empréstimo com a equipe alviverde até o fim do ano, demorou quase três meses para receber uma nova oportunidade do técnico Cuca.

Durante este período, trabalhou e agradou. Nos treinamentos, Fabiano demonstrou uma maior confiança, principalmente para arriscar-se como uma opção ofensiva. Na defesa, o posicionamento e a atenção evoluíram ao ponto de Cuca contar com o jogador para tomar uma decisão radical.

A queda de rendimento técnico do Palmeiras – apesar da manutenção dos resultados – gerou os testes de Jean como meio-campista ao lado de Tchê Tchê e Moisés; a dupla, referência do líder do Campeonato Brasileiro, ganhou um suporte a mais no setor.

Sem Jean na lateral, Cuca possuía apenas Fabiano como opção imediata; o jovem João Pedro se lesionou e permanece afastado dos trabalhos com bola. O jogador de 24 anos e 1,88m acabou aprovado nos testes finais e ganhou uma nova oportunidade diante do Figueirense no último domingo.

Com Fabiano na lateral, o Palmeiras ganha mais um forte reforço contra as bolas aéreas adversárias. Além do camisa 2 de quase 1,90, o time alviverde possui a dupla de zaga como referência nesta característica: Yerry Mina (1,95m) e Vitor Hugo (1,87m) também figuram entre os mais altos do elenco.

A presença de Fabiano ainda permite uma maior liberdade a Jean. Escalado como meio-campista em Santa Catarina, o camisa 17 movimentou-se pelas duas faixas laterais, municiou o ataque e ainda anotou dois gols; o último em contra-ataque, como elemento surpresa para finalizar.

A evolução nos treinamentos e a confiança readquirida resultarão em mais chances para Fabiano. O lateral, por exemplo, pode ganhar uma nova oportunidade nesta quarta-feira, quando o Palmeiras decidirá a vaga à semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio, no Allianz Parque.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.